Olimpíadas 2016: inscrições para voluntários em Brasília

O mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Universidade de Brasília (UnB) Jonatas Felipe Aires, 24 anos, não vê a hora de participar novamente de um grande evento como voluntário. Ele trabalhou na Copa do Mundo na capital e já planeja se inscrever para atuar nos Jogos Olímpicos de 2016. Brasília foi escolhida subsede da competição, recebendo partidas de futebol masculino e feminino no Estádio Mané Garrincha, arena que sediou sete jogos da Copa do Mundo – número máximo de partidas que uma cidade-sede pode receber.

“Pretendo utilizar os conhecimentos que adquiri como voluntário da Copa para trabalhar nas Olimpíadas. Bom saber que posso me inscrever para atuar em Brasília”, afirmou Jonatas Felipe. Para ele, ser voluntário é "uma questão de se desenvolver sentimentos de valores nobres".

No Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta quinta-feira (28), o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 lançou o Programa de Voluntários. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 15 de novembro no site http://www.rio2016.com. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos, mais de 10 mil pessoas realizaram o cadastro apenas nas primeiras sete horas de funcionamento da página oficial, no ar desde as 3h de hoje.

Requisitos - Podem participar do programa os interessados que tenham acima de 18 anos a partir de fevereiro de 2016 (não há limite máximo de idade), ensino fundamental completo, disponibilidade para participar do processo seletivo e da própria atuação no período dos Jogos. O programa promove a capacitação e a inclusão social para 70 mil brasileiros e estrangeiros que ajudarão na organização do evento no Rio de Janeiro e nas subsedes Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Desses, 45 mil atuarão em mais de 500 funções diferentes nos Jogos Olímpicos e 25 mil nos Jogos Paralímpicos. Os voluntários representam 33% da força de trabalho do evento.

“O Estádio Nacional mostrou seu potencial na Copa e, graças a ele, Brasília virou cidade olímpica. É mais emprego e turismo para a nossa cidade”, disse o secretário Extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro.

Os voluntários passarão por capacitação profissional. O Comitê Rio 2016 oferecerá curso online de inglês para todos os selecionados por um ano, inclusive os das subesedes. Os voluntários receberão ainda uniforme completo, alimentação e transporte nos dias de trabalho e certificado de participação.

Habilidades - As vagas são para as mais diversas habilidades e perfis, inclusive para pessoas com deficiência. Algumas funções necessitam de conhecimentos e características específicas, que serão desempenhadas por voluntários especialistas nas áreas de Esporte, Serviços Médicos, Tecnologia e Idiomas. “O Programa de Voluntários dos Jogos Rio 2016 vai refletir a diversidade brasileira, de talentos, culturas, idades e interesses. O objetivo maior é contribuir para realizarmos o maior evento multiesportivo do mundo”, destacou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.
 
Serviço:
Mais informações sobre o Programa de Voluntários podem ser obtidas no site http://www.rio2016.com

Quem quiser ser voluntário para atuar em Brasília deverá informar a opção durante a inscrição.

==> Foto: Alexandre Loureiro

0 comments:

Postar um comentário