Palmeiras x Fiorentina: "Será um jogo histórico", garante Ricardo Gareca

Os técnicos de Palmeiras e Fiorentina falaram sobre o encontro histórico entre as duas equipes, que acontece nesta quarta-feira (30), às 21h50, no Estádio do Pacaembu, pela Copa EuroAmericana. Nesta terça-feira, Ricardo Gareca (Palmeiras) e Vincenzo Montella concederam uma entrevista coletiva no Hotel Tivoli, em São Paulo, onde a equipe italiana está hospedada. Também participaram do evento os jogadores Marcelo Oliveira, do Verdão, e o goleiro brasileiro Neto, pelo lado da Viola, além de Sandro Mesquista, co-fundador e diretor-executivo da Copa EuroAmericana.

"A competição tem mostrado um alto nível técnico. São times importantes da Europa, que disputam a Champions League, como é o caso do Atlético de Madrid, e a Europa League, como a Fiorentina", destacou Mesquita. "Os jogos da Copa EuroAmericana estão sendo bastante disputados, com resultados muito apertados. Estamos muito contentes com a competição até aqui e temos grandes expectativas para o jogo desta quarta-feira", completou.

Gareca se mostrou empolgado com a possibilidade de encarar seu primeiro desafio internacional à frente do Palmeiras. "É um jogo muito importante para nós. Será um evento histórico, envolvendo duas equipes que têm muito em comum. Vamos encarar com toda seriedade e utilizar nossos melhores jogadores", comentou o treinador, que também acenou com a possibilidade de promover a estreia do argentino Allione, incorporado ao elenco nesta segunda-feira. "Pode ser que ele jogue. Poderemos ter novidades no time. Será interessante também para a torcida, que poderá observar alguns jogadores novos".

O técnico da Fiorentina, Vincenzo Montella, falou sobre aspectos técnicos da partida. "Vai ser interessante para conhecer mais o modelo de jogo dos times sul-americanos. Os atletas podem crescer muito individualmente", analisou o treinador. "Estamos muito felizes por participar do evento, especialmente dessa partida. São países de muita tradição no futebol. Está sendo uma experiência importante para todos nós".

O zagueiro palmeirense Marcelo Oliveira mostrou confiança. Perguntado sobre suas expectativas, disse que espera uma vitória. "Todos vão estar olhando. Esperamos que tenhamos um grande espetáculo". Goleiro da equipe italiana e um dos destaques do time, Neto disse estar feliz com a possibilidade de voltar a jogar no Brasil. "Será uma honra disputar essa partida. Estou muito contente. É uma oportunidade única de retornar para onde eu aprendi tudo", destacou o jogador, que também pensa em uma convocação para a seleção brasileira: "Espero mostrar qualidade em campo para ter essa chance".

Revanche - Apesar de a Fiorentina levar vantagem sobre equipes brasileiras na história dos confrontos, a partida desta quarta-feira pode ser encarada como uma revanche para os italianos. No único jogo já realizado entre as duas equipes, o Palmeiras venceu por 3 a 1. A partida decidiu o título do Torneio de Florença, na Itália, um quadrangular disputado em 1963. Agora, a Viola tenta a revanche justamente em um jogo histórico: o primeiro no Brasil válido pela Copa EuroAmericana e, também, principal acontecimento das festividades do centenário do Palmeiras.

Pontuação atualizada da Copa EuroAmericana: Europa 4 x 1 Américas.
Cada jogo vale um ponto. Veja a relação a seguir:

20/07: Junior Barranquilla (Colômbia) 0 x 1 Monaco (França)
23/07: Atlético Nacional (Colômbia) 2 x 4 Monaco (França)
26/07: Estudiantes (Argentina) 0 x 1 Fiorentina (Itália)
26/07: Alianza Lima (Peru) 2 (9) x (8) 2 Valencia (Espanha)
27/07: San Jose Earthquakes (EUA) 0 (3) x 0 (4) Atlético de Madrid (Espanha)
29/07: Universidad Católica (Chile) x Valencia (Espanha), 21h
30/07: América (México) x Atlético de Madrid (Espanha), 19h
30/07: Palmeiras (Brasil) x Fiorentina (Itália), 21h50
02/08: Universitário (Peru) x Fiorentina (Itália), 19h

Formato da competição - O esquema de disputa é um dos diferenciais da Copa EuroAmericana: definidos os confrontos, os times se enfrentam em jogo único. Em caso de empate, a decisão vai para as penalidades máximas. A vitória concede um ponto para o continente que a equipe representar - e não para o time. Ou seja, ao final do torneio o título será concedido ao continente que mais pontuar. Em 2013, a Europa bateu as Américas por 6 x 2. Para este ano, espera-se uma reação dos representantes americanos.

O vencedor de cada duelo recebe uma placa oficial em homenagem ao sucesso alcançado naquela disputa. Ao final do torneio, a confederação de futebol do continente vencedor receberá o troféu ‘James Hogg’, cujo nome foi inspirado em um dos introdutores do esporte bretão nas Américas. A taça foi especialmente desenhada para a Copa EuroAmericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana.

Criada em 2013, a Copa EuroAmericana reuniu, naquela ocasião, três equipes europeias (Atlético de Madrid e Sevilla, da Espanha, e Porto, de Portugal) e oito da América do Sul (Estudiantes de La Plata, da Argentina, Universidad Católica, do Chile, Millonarios e Atlético Nacional, da Colômbia, Barcelona, do Equador, Sporting Cristal, do Peru, Deportivo Anzoatégui, da Venezuela, e Nacional, do Uruguai). A disputa aconteceu entre os dias 20 de julho e 4 de agosto, e todos os jogos foram realizados na América do Sul.

Além de Palmeiras e Fiorentina, disputam a segunda edição da Copa EuroAmericana os seguintes times: Atlético de Madrid (atual campeão espanhol), Monaco, Valencia (Espanha), América (México), Junior de Barranquilla e Atlético Nacional (ambos da Colômbia), San Jose Earthquakes (EUA), Universitário (Peru), Estudiantes (Argentina), Alianza Lima (Peru) e Universidad Católica (Chile).

Acompanhe a Copa EuroAmericana:
www.copaeuroamericana.com
Twitter: @DIRECTVSports | Hashtag: #CopaEuroAmericana
Facebook: DIRECTVSports
YouTube: DIRECTVSports

Sobre a Copa EuroAmericana
A Copa EuroAmericana coloca frente a frente as melhores equipes de futebol europeias e americanas. Triunfa o continente que vencer mais partidas em toda a competição. A primeira edição foi realizada em 2013, com um total de oito encontros. O torneio é organizado pela DIRECTV, operadora de TV paga com presença nos Estados Unidos, na América Latina e no Caribe. Maiores informações em www.copaeuroamericana.com

==> Foto: Marcelo Machado de Melo / Fotoarena

0 comments:

Postar um comentário