No Mundial de Handebol de Areia, Brasil abre fase com vitória dupla sobre a Espanha

Recife (PE) - Com vitórias no duplo duelo contra a Espanha, o Brasil abriu a segunda fase do VI Mundial de Handebol de Areia, na Praia do Pina, em Recife (PE), nesta sexta-feira (25). As meninas foram as primeiras a entrar em quadra e conseguiram um 2 a 0, com certa tranquilidade. Já o time masculino precisou suar bastante e usar todos os recursos técnicos para vencer por 2 a 1, em um emocionante shoot out.

"Brasil e Espanha fazem o autêntico jogo de handebol de areia", exaltou o técnico Antônio Guerra Peixe. "É disso que o esporte precisa, um jogo limpo, com jogadas espetaculares e placares com muitos gols. Aquele estilo de mais contato físico é para a quadra", completou o treinador brasileiro.

O primeiro set foi tudo o que Guerra falou. Uma grande partida, marcada por lindas jogadas, muitos gols e as duas equipes se alternando à frente do placar. Faltando poucos segundos para o final, o Brasil conseguiu empatar em 22 a 22 e a Espanha ainda teve um ataque para vencer, mas o pé salvador do goleiro Jaime Torres levou a partida para o ‘gol de ouro’, feito pelos espanhóis: 25 a 24.

No segundo set veio a reação brasileira, que se impôs desde o começo e fez um placar sem sustos, jogando para as cobranças do shoot out todas as emoções. Aí prevaleceu a melhor estratégia do Brasil, que fechou em 7 a 6 a vitória muito comemorada na arquibancada da arena principal.

"É sempre assim. Os jogos com eles são muito bem jogados. A Espanha veio de um grupo muito equilibrado e deixou de fora equipes que já foram campeãs mundiais, como Egito e Rússia", explicou o especialista Bruno Oliveira.

Nos outros jogos do masculino, na manhã desta sexta-feira (25), a Dinamarca fez 2 a 0 no Qatar, e a Croácia repetiu o placar diante da Sérvia. O curioso desta última partida foi a incrível facilidade com que os croatas fecharam o primeiro set: 32 a 7.

Já o duelo feminino com a Espanha não teve tanta emoção quanto o do masculino, mas nem por isso deixou de exigir muito das brasileiras. "Sabíamos que o time delas se movimenta bastante, aposta na velocidade como forma de compensar a pouca estatura e nos preparamos muito para anular os seus pontos fortes", disse a técnica Rossana Marques.

A preparação brasileira valeu muito a pena. As espanholas foram bloqueadas totalmente. Até pouco depois dos cinco minutos iniciais, o Brasil vencia por 9 a 0. "Abrimos mão de algumas das nossas características para anular as jogadas delas, que gostam de marcar forte a saída de bola. Passamos a recuar mais e trocar muitos passes", explicou a lateral Milena Braga.

O primeiro set foi fechado em 15 a 7. O segundo começou um pouco diferente, com as brasileiras não conseguindo segurar tanto o volume de jogo espanhol e errando um pouco as jogadas ofensivas. Mesmo assim, após começar perdendo, retomou as rédeas da partida por volta da metade e fechou com vitória por 2 a 0, com 18 a 13.

Outros dois jogos pelo feminino foram realizados na manhã de hoje. A Ucrânia precisou do shoot out para derrotar a Noruega por 2 a 1. Já a Hungria não correu tanto risco diante da Itália e venceu por 2 a 0.

Os jogos desta sexta-feira (25) pela manhã abriram a segunda fase da competição, que conta com os três melhores classificados dos dois grupos da fase inicial. Cada equipe joga três vezes, cruzando com os adversários que saíram do grupo oposto. Os quatro melhores avançam às semifinais.

Confira os resultados e programação dos jogos nos links:

Masculino: http://www.ihf.info/IHFCompetitions/BeachHandball/VIBEACHHANDBALLWORLDCHAMPIONSHIPSMen/FixturesandResults/tabid/6861/Default.aspx

Feminino: http://www.ihf.info/IHFCompetitions/BeachHandball/VIBEACHHANDBALLWORLDCHAMPIONSHIPSWomen/FixturesandResults/tabid/6931/Default.aspx

==> Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia

0 comments:

Postar um comentário