Recadinhos, declarações de amor, ditados, versinhos, conselhos ou
apenas bobagens: muitas são as mensagens rabiscadas nas carteiras de uma
sala de aula, mensagens que podem também esconder muitos segredos. Com
esse ar de mistério e aventura, Lauro Elme apresenta Bobagens
anônimas: um enigma para o exército do Condomínio
Pérola, lançamento da Autêntica Editora, ilustrado por
Rogério Borges.
No livro, o leitor acompanha o narrador-personagem e sua colega, Raquel, numa história em torno de rabiscos deixados pelos alunos nas mesas da sala de aula do 6º ano B, do Colégio Professor Esmeraldo Meireles. O narrador é um confesso adepto de escrever suas bobagens anônimas nas carteiras da classe, uma mania que ele reconhece não ser correta, mas que começa inocente, como uma pequena distração. Ele só não esperava encontrar, na curiosidade de ver o que as outras pessoas escreviam, o que pareceu ser uma troca de mensagens codificada, palavras que combinavam entre si uma espécie de plano misterioso.
Seguido por sua amiga e com a ajuda de outros amigos do Condomínio Pérola, onde mora, o personagem sai, então, reunindo as peças desse quebra-cabeça para descobrir qual é o combinado por trás daqueles rabiscos enigmáticos. Aos poucos, como numa aventura de detetives, eles descobrem que as mensagens têm relação com um ato de vandalismo no colégio. O que não esperavam era descobrir que elas revelam também um plano ainda mais perigoso e assustador.
A obra se divide em 19 capítulos que trazem, como títulos, mensagens que facilmente remetem o leitor ao que seriam as bobagens anônimas grafadas nas mesas. São mensagens cheias de humor, despojadas como são as aventuras adolescentes, tais como: “Procuro um namorado bonito. Ou dois feios”, “Inteligente mesmo é o aluno que tira dez até na prova dos nove”, “Evite acidentes. Coma banana com casca”, “Está provado: aula causa interferência no meu celular”, “Tirar dez é fácil. Difícil é esconder a cola”. As ilustrações, realistas e que lembram desenhos com caneta esferográfica azul, também remetem aos rabiscos espontâneos comuns aos cadernos de escola.
Como o próprio autor define, Bobagens anônimas é um livro construído sob a perspectiva do leitor, sempre curioso por saber o que virá nas próximas páginas. É a atmosfera ideal para uma história jovem e desprendida, mas, ao mesmo tempo, entusiasmante e surpreendente.
Sobre o autor – Lauro Elme é escritor e nasceu em Lorena, interior de São Paulo. Já foi ator, professor, redator de jornal e diretor de arte, além de animador de festa infantil, tarefas que acredita terem influência na sua entrada no mundo das letras. A inspiração para suas aventuras infanto-juvenis veio de histórias que costumava contar para o filho durante os passeios pela Praia Grande, litoral sul de São Paulo, onde reside atualmente.
Sobre o ilustrador – Rogério Borges é ilustrador desde a década de 1970, quando se mudou para São Paulo cursar a faculdade de Comunicação Visual. Atuou em agências de publicidade e em várias editoras. Em sua carreira, acumula reconhecimentos, entre eles os prêmios Jabuti de Ilustração, da CBL, o Altamente Recomendável de Imagem, da FNLIJ, o APCA, o Adolfo Aizen, o Prêmio Lourenço Filho e o Prize for Children’s and Young People’s Literature, da UNESCO, além de obras selecionadas para o acervo internacional da Biblioteca de Munique, na Alemanha. Vive atualmente em Curitiba, no Paraná.
Título: Bobagens anônimas: um enigma para o exército do Condomínio Pérola
Autor: Lauro Elme
Ilustrador: Rogério Borges
Número de páginas: 80
Formato: 15,5 x 22 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-8217-332-9
Indicação: a partir de 10 anos
0 comments:
Postar um comentário