Inscrições para Festival de Cinema acabam quinta

BRASÍLIA (7/7/14) – As inscrições para a mostra competitiva do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro estão abertas até esta quinta-feira (10). Os interessados em participar do evento,  de 16 a 23 de setembro em Brasília e em outras cinco cidades do DF, devem se apressar com a documentação exigida.

Quem quiser concorrer deve enviar à coordenação do festival ficha de inscrição preenchida, impressa e assinada; duas fotos do filme e uma do diretor para o catálogo; classificação indicativa do filme; e cópia fiel da película em DVD. Serão distribuídos R$ 625 mil em prêmios, sendo o principal, de R$ 250 mil, para o vencedor do melhor longa, independentemente do gênero.

Só poderão ser exibidos nas mostras competitivas filmes nacionais concluídos a partir de 1º de agosto de 2013 e que não tenham participado de processos seletivos nas edições anteriores do festival. A lista das películas selecionadas (seis longas e 12 curtas) na fase de credenciamento será divulgada no dia 30 de julho.

O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, destaca que esta edição do festival vai celebrar os 50 anos de Deus e o Diabo na Terra do Sol, exibindo o clássico filme de Glauber Rocha em cópia recuperada e de alta qualidade.

HISTÓRIA DO FESTIVAL - O festival acontece desde 1965, quando uma comissão instituída pelo professor Cleantho Rodrigues Siqueira criou a Semana do Cinema Brasileiro, que teve como destaques A Hora e a Vez de Augusto Matraga, filme de Roberto Santos. Rosa venceu os prêmios de melhor filme, diretor, argumento, diálogo e ator.

Entre os premiados estavam, também, artistas consagrados, como Fernanda Montenegro, melhor atriz pelo papel desempenhado em A Falecida, e Arnaldo Jabor, diretor de O Circo, melhor curta daquele ano. Em 1967, passou a se chamar Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

SERVIÇO:
O edital do 47º FBCB está disponível no site www.festbrasilia.com.br.
Mais informações: (61) 3325-7777

Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Cultura

==> Foto: Paulo Cardoso / Secult

0 comments:

Postar um comentário