A arte de contar histórias não é exclusividade da literatura clássica
escrita nos livros. A tradição oral, em prosa ou verso, registrada em
texto por poetas populares, também é patrimônio de diversas culturas ao
redor do mundo. Essa poesia popular, feita de romances de cavalaria e
heroísmo e impressa em folhetos para leitura, é a chamada literatura de
cordel. E, para resgatar essa que é uma das nossas mais importantes
manifestações populares, Cristina Antunes reúne, em Histórias
no varal: três cordéis de romance e aventura, lançamento
da Autêntica Editora, duas histórias românticas e uma de aventura,
amostras dessa literatura que só enriquece nossa cultura popular,
ilustradas por um dos maiores nomes da xilogravura brasileira, o paraibano
Ciro Fernandes.
Nascida das antigas cantigas dos trovadores medievais do século XVI, especialmente em Portugal, Espanha, Itália e França, a literatura de cordel fez sucesso nos séculos XVI e XVIII, época em que os cânticos passaram a ser registrados em folhas avulsas. De autores anônimos ou consagrados, como Gil Vicente, esses escritos fantásticos, com conteúdo sobre a moral e os costumes chegaram ao nordeste do Brasil pelas mãos dos portugueses. Têm esse nome porque os folhetos eram apresentados às pessoas pendurados em cordas, como roupas no varal.
O livro apresenta textos escritos por João Melquíades Ferreira da Silva e Francisco das Chagas Batista, ambos nascidos na Paraíba. João Melquíades é reconhecido como um dos primeiros cantadores e poetas da literatura de cordel e teria produzido 36 folhetos. Nasceu em 7 de julho de 1869 e faleceu em João Pessoa, em 10 de dezembro de 1933. Francisco Batista, nascido em 5 de maio de 1882 e falecido em 26 de janeiro de 1930, fundou a Livraria Popular Editora e se tornou conhecido como um dos grandes intelectuais de seu tempo.
A organizadora fez algumas correções na ortografia, mas buscou, nos três cordéis reproduzidos, manter-se o mais possível fiel aos originais. “História do pavão misterioso”, de João Melquíades, conta, em versos, como um pavão levantou voo na Grécia com um rapaz e uma condessa raptada, filha de um conde orgulhoso. No segundo cordel, “Roldão no leão de ouro”, também de Melquíades, o duque Roldão Guarim, escondido dentro de um leão de ouro, tem o dever de resgatar uma princesa de uma prisão. No terceiro e último cordel, “A história de Júlio Abel e Esmeraldina”, de Francisco das Chagas, o tema é a vida e as desventuras de Júlio Abel, um banqueiro rico que vive em Paris, França, e a mulher por ele amada, Esmeraldina.
Em geral pouco reconhecida apesar de sua importância, a literatura de cordel merece ser divulgada pelo valor que acrescenta à produção literária no Brasil e no mundo – e são obras como Histórias no varal que contribuem para o resgate desta que é uma das mais relevantes manifestações da cultura popular e da História.
Sobre a organizadora – Cristina Antunes é curadora da Biblioteca José Mindlin, em São Paulo. É graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem especialização em Paleografia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Entre suas publicações estão o livro Memórias de uma guardadora de livros (2004) e a transcrição paleográfica e tradução dos manuscritos São Paulo de Edmund Pink e As excelências do governador: o panegírico fúnebre a D. Afonso Furtado, de Juan Lopes Sierra.
Sobre o ilustrador – Um dos maiores nomes da xilogravura brasileira, nasceu em Uiraúna, Paraíba, e vive desde os 17 anos no Rio de Janeiro. Desde então, tem feito pinturas, desenhos e xilogravuras para capas de livros de importantes autores brasileiros, para jornais, como o antigo Jornal do Brasil, revistas, folhetos de cordel de poetas da Feira de São Cristóvão, no Rio.
Título: Histórias no varal: três cordéis de romance e aventura
Organizadora: Cristina Antunes
Autores dos cordéis: João Melquíades Ferreira da Silva e Francisco das Chagas Batista
Ilustrador: Ciro Fernandes
Número de páginas: 80
Formato: 15,5 x 22 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-82173-41-1
Indicação: a partir de 14 anos
0 comments:
Postar um comentário