As autoridades educacionais já constataram
que um dos fatores impeditivos da melhora da qualidade de ensino no Brasil
está nas formas pelas quais são administrados os sistemas de ensino e as
respectivas redes escolares nos níveis federal, estadual e municipal. Com
o objetivo de contribuir para a atuação do órgão municipal de ensino e
refletir, crítica e propositivamente, sobre iniciativas inovadoras para um
educação municipal de qualidade, coordenadores, professores e tutores
participantes do curso de formação do Programa de Apoio aos Dirigentes
Municipais de Educação (Pradime-EaD), oferecido pelo Ministério da
Educação em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, reúnem suas
reflexões em Gestão
da educação municipal: contribuições do curso de formação do Programa de
Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação –
Pradime-EaD, organizado por João Augusto Gentilini,
Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes e José Carlos Rothen,
lançamento da EdUFSCar.
A obra abrange uma diversidade de temas, com foco nas políticas educacionais, no planejamento, na gestão, na avaliação e na organização da educação municipal. Também discute os assuntos levantados pelos módulos de estudo do curso e os resultados da prática dos dirigentes, bem como apresenta pesquisas sobre as novas tendências em gestão de organizações e instituições.
Dividido em duas partes, o livro traz na primeira - A gestão da educação municipal -, as contribuições de coordenadores, formadores, tutores e pesquisadores da UFSCar que compartilham suas reflexões e análises teóricas sobre a questão educacional e sua gestão, abrangendo temas como os instrumentos de avaliação, o papel do Ministério Público na garantia da educação pública de qualidade, o Plano de Ações Articuladas (PAR), a educação escolar no campo, a formação de gestores educacionais nos municípios, a formação docente e o financiamento da Educação Básica.
Na segunda parte – A perspectiva dos DMEs sobre a gestão municipal da educação - conta com a participação dos próprios alunos-dirigentes que cursaram a edição do curso Pradime-EaD/UFSCar em 2012. Em seis artigos, eles partilham suas reflexões e experiências em textos escritos em coautoria com professores formadores, explicitando as dificuldades e esperanças que depositam na possibilidade de melhoria da gestão da educação municipal.
Sobre os organizadores – João Augusto Gentilini possui graduação em Licenciatura em Filosofia, mestrado em Educação e doutorado em Educação. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Educação Escolar [Araraquara]. Atualmente é professora doutora do departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). José Carlos Rothen é graduado (1986) e mestre (1992) em Filosofia e doutorado em Educação. Professor da UFSCar vinculado ao Departamento de Educação.
Título: Gestão da educação municipal: contribuições do curso de formação do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – Pradime-EaD
Organizadores: João Augusto Gentilini, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, José Carlos Rothen
Número de páginas: 172
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 24,00
ISBN: 978-85-7600-350-2
0 comments:
Postar um comentário