Concerto de Gala do Festival de Ópera é hoje (18/07), às 20 horas

Em homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor alemão Richard Strauss, o IV Festival de Ópera de Brasília realiza seu Concerto de Gala hoje e amanhã – sexta (18) e sábado (19) – no Teatro Pedro Calmon, com entradas grátis. Sob a regência do maestro Cláudio Cohen, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e seis cantores líricos especialmente convidados vão apresentar as mais emblemáticas criações de Strauss, além de árias de ópera de outros compositores.
 
As músicas de Strauss serão cantadas pela soprano croata Vedrana Simic e pela brasileira Tati Helene. Vedrana vai interpretar a cena final da ópera Salomé. E Tati Helene será responsável pelo conjunto de obras conhecido como “As Quatro Últimas Canções”, escritas por Strauss em 1948, quando ele tinha 84 anos. As peças de Strauss são uma das especialidades da cantora brasileira: ela estrelou “Salomé” na Suíça sob a direção de Peter Konwitschny e já apresentou “As Quatro Últimas Canções” em vários palcos do Brasil e da Europa. “Minha ligação com Strauss nasceu durante meu mestrado, realizado na Itália. Tanto a ópera Salome quando as Últimas Canções fizeram parte do curso de mestrado em performance cênica”, conta ela. “Antes de receber aplausos por essas músicas, tive mesmo é que interpreta-las para receber boas notas”, brinca a cantora.
 
Outros destaques do concerto Gala de Ópera são o tenor Jean Nardoto e o barítono Marcelo Ferreira. Nardoto nasceu e mora em Brasília, e se apresenta regularmente nas principais casas brasileiras de ópera – em agosto, por exemplo, vai estrelar “Rigoletto” no Palácio dar Artes de Belo Horizonte. Em Brasília, vai cantar uma das mais conhecidas árias dessa ópera ("La Donna é móbile"), além da consagrada "In fernem Land", da ópera “Lohenring”, de Wagner.
 
Marcelo Ferreira nasceu no Recife, mas desenvolve sua carreira na Alemanha, onde interpretou recentemente os papéis de Figaro (Le Nozze di Figaro) e Don Giovanni (Don Giovanni). É doutorando em Canto e Ópera pela Indiana University (EUA), o maior programa acadêmico de ópera do mundo. Em Brasília, vai cantar árias das óperas Tanhauser (Wagner) e Andrea Chenier (Umberto Giordano).

Serviço:
IV Festival de Ópera de Brasília
Richard Strauss 150 Anos e Árias de Ópera

Grátis

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Maestro Cláudio Cohen

Solistas: Vedrana Simic (soprano), Tati Helene (soprano), Janette Dornellas (soprano), Angela Diel (mezzosoprano), Jean Nardoto (tenor) e Marcelo Ferreira (barítono)

Dias 18 e 19/07/2014, às 20h.
Teatro Pedro Calmon
Av Duque de Caxias, Brasília, SMU
Lotação: 1.200 lugares
Telefone: (61) 3415-4184

0 comments:

Postar um comentário