Ao resgatar diversas brincadeiras brasileiras, por meio do projeto
Brincadeiras do Brasil, os alunos da Escola
Santi começam a perceber que elas não são iguais em todos os lugares. O
projeto permite que crianças da Educação Infantil vivenciem diversas
experiências, explorando brincadeiras novas e já conhecidas com variações
de regras, nomes e músicas, dependendo da região do Brasil.
Os alunos pesquisam suas origens para compreendê-las. Para tanto, é apresentado o mapa político do Brasil, onde marcam os locais de origem das brincadeiras descobertas ao longo do trabalho. “São uma de cada região, uma variação, uma indígena e depois trocamos entre turmas, no mínimo de oito a nove brincadeiras”, diz a professora Lina Chiaki Machida.
O estudo é realizado na área de Ciências Sociais e possibilita às crianças entrarem em contato com a diversidade cultural brasileira, além de tomarem contato com possíveis formas de realizarem a pesquisa para conseguirem informações. Para Machida, o projeto proporciona a ampliação da visão de mundo das crianças, além da aproximação de outras regiões e suas culturas por meio da brincadeira. “A cada região, apresentamos um eslaide com principais características, como culinária, paisagens e festas com danças típicas”, relata.
Quando é aprendida uma nova brincadeira, os alunos produzem uma ficha para registrar as regras, as regiões e suas variações. Essas fichas são então fixadas no mural da sala junto ao mapa. “O principal foco aqui são as regiões e aproximação com o mapa”, explica Machida. “O mapa é um orientador para as nossas atividades e é utilizado em cada etapa do projeto.”
Segundo a professora, as variações são bem surpreendentes, pois é mostrado primeiro um vídeo sem áudio para as crianças tentarem identificar qual é a brincadeira. “Ao colocar o som, eles ficam surpresos, porque com a música é diferente”, conta. “Os alunos adoraram brincadeiras indígenas, bem como toda a cultura que envolve essa comunidade em que os adultos brincam também.”
Na mostra de trabalhos realizada em maio deste ano, as famílias também puderam apreciar e aprender um pouco mais sobre o nosso país. De acordo com Lina Chiaki Machida, os pais contam que agora entendiam o que os filhos falavam, pois muitos comentavam em casa sobre as brincadeiras apendidas na escola. “Para a maioria, inclusive para os professores, eram brincadeiras novas.”
Conheça algumas brincadeiras e aproveite as férias para brincar:
• Pira
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