5ª Edição do Brasília Yacht Day agita capital brasiliense

O Lago Paranoá e o céu de Brasília serão o cenário do maior encontro de iates já realizado no Centro-Oeste: o Brasília Yacht Day (BYD). São esperadas mais de 250 lanchas e 1,8 mil pessoas, entre atletas e apreciadores. O evento, no dia 9 de agosto, será marcado pela presença dos DJ’s Edgar Fontes, de São Paulo, e dos brasilienses Ale Assumpção, Andrey Mansur, Gui Guimarães, Sergio Blake, Julien Machado e Matheus Hartmann. Eles serão responsáveis pela animação das embarcações ancoradas.

O warm up acontecerá, a partir das 10h30, na Marina Nauss, destinado a profissionais e equipamentos exclusivos para lançar na água as maiores e melhores máquinas de Brasília. Os tripulantes curtirão som eletrônico da melhor qualidade e espumantes da Vinícola Santa Augusta na tenda armada para recepcionar os cadastrados, que partirão em direção ao local de ancoragem para aproveitar oito horas de festa. “Estamos muito felizes em poder retribuir, mais uma vez, a confiança e credibilidade tanto dos participantes quanto de nossos apoiadores e patrocinadores. É muito bom fazer uma festa para a cidade, afinal o Lago Paranoá é a praia do brasiliense.”, afirma Márcio Barreiro, organizador do BYD.

Esporte
O Distrito Federal tem a quarta maior frota de veículos náuticos do País. Em primeiro lugar no ranking nacional está São Paulo, seguido de Rio de Janeiro e Paraná. Os dados são baseados na média de embarcações por habitantes das regiões. Apesar de não ser uma região litorânea, o Distrito Federal possui aproximadamente cinco mil embarcações. O número é considerado alto, mas pode ser explicado porque a capital da República tem uma das maiores rendas per capita brasileiras. O Lago Paranoá, construído com o objetivo de aumentar a quantidade de água disponível, é uma excelente área para navegação, com profundidade média elevada. São 40 quilômetros quadrados de extensão e cerca de 80 quilômetros de perímetro. O clima é outro fator que ajuda, já que, em época de seca, a umidade do ar diminui e o clima fica propício para a utilização do lago. Segundo a Capitania dos Portos de Brasília, em média, cem embarcações circulam em águas brasilienses nos finais de semana e feriados. Para circular no lago, os barcos precisam ter sua situação regularizada nas Capitanias, Delegacias ou Agências da Marinha.

Segurança
A Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros do Distrito Federal estarão presentes durante todo o evento, garantindo a segurança de todos e a tranquilidade da festa. “Já estamos na quarta edição e, com a graça de Deus, nunca houve incidentes, porque os participantes do BYD querem mesmo é aproveitar a festa, ao máximo, e fazer do evento um momento de alegria e descontração”, comenta Betinho Silvano, um dos organizadores do evento.

Serviço:
O que: Brasília Yacht Day (BYD)
Onde: Marina do Hotel Lakeside (SHTN Trecho 1 - Conjunto 2 - Bloco H)
Data: 09 de agosto 
Horário: 10h30

==> Foto: Edney Torres e Marcos Padilha

0 comments:

Postar um comentário