Laços entre educação, pesquisa acadêmica e
formação humana. Esses são os princípios da obra Processos
educativos em práticas sociais: pesquisas em educação,
lançada pela EdUFSCar e organizada pelas pesquisadoras Maria Waldenez de
Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa, que se reúnem a outros membros do
Grupo de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, da Universidade
Federal de São Carlos, e a outros educadores ligados à pós-graduação em
Educação para discutir e praticar, por meio da pesquisa, a reflexão de
como as pessoas se educam nas práticas sociais das quais elas
participam.
A obra convida o leitor a pensar sobre a
construção do saber por meio da pesquisa, interação onde a valorização do
campo popular e da multiplicidade de experiências é destaque. Nesse
sentido, os autores discutem, a partir dos estudos realizados no Grupo, a
formação humana emanada de um processo de pesquisa também humanizado, em
que cabem não apenas observações teóricas sobre a educação na sociedade,
mas também as suas contradições e complexidades. Entende-se como espaço
social de aprendizagem não apenas a escola, mas o cruzamento dos
diferentes espaços ocupados pelas pessoas, a partir dos quais toda
experiência gera conhecimento. A obra é, portanto, o resultado de
pesquisas que buscaram cruzar essas experiências com o intuito de indicar
ao ambiente escolar a possibilidade de aproveitá-las e, desse modo,
contribuir para uma visão mais horizontal e ampla dos processos
educativos.
O livro se divide em nove capítulos.
Inicialmente, explica a trajetória do Grupo em torno do estudo de seu
objeto: os processos educativos em práticas sociais. Em seguida, traça um
panorama desse objeto, abordando seus aspectos teóricos e metodológicos.
Prossegue tratando também da exterioridade, isto é, a visão humanizada do
outro nos espaços sociais, bem como a reflexão e a crítica, no contexto
histórico da América Latina, de novas metodologias que vislumbrem a união
entre grupos acadêmicos e populares na construção do saber.
Há, ainda, a reflexão sobre a valorização
de grupos historicamente oprimidos, com abordagem das relações
étnico-raciais, de práticas pedagógicas que valorizem experiências
afro-brasileiras, da luta pelos direitos das mulheres, do reconhecimento
do campo e da floresta como parte integrante de homens e mulheres e da
consolidação de uma educação popular. Os autores buscam, assim, romper com
um padrão metodológico e acadêmico fechado e abrir espaço para que
pesquisadores e colaboradores se entrelacem na formação humana.
Sobre as organizadoras -
Maria Waldenez de Oliveira é enfermeira, professora titular em
Educação Popular e Saúde: processos educativos em práticas sociais e
docente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal
de São Carlos (UFSCar).
Fabiana Rodrigues de Sousa é pedagoga,
doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e
pós-doutoranda em Educação. Coordena o Grupo de Estudos sobre Trabalho
Sexual da UFSCar e atua em áreas como educação popular, processos
educativos, trabalho sexual/prostituição e direitos humanos.
Título: Processos
educativos em práticas sociais: pesquisas em
educação
Organizadoras: Maria Waldenez de Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa
Número de páginas: 272
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-7600-349-6
Organizadoras: Maria Waldenez de Oliveira e Fabiana Rodrigues de Sousa
Número de páginas: 272
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-7600-349-6
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