Filme Índio Cidadão? estreia na TV Câmara no Abril Indígena 2014

Índio Cidadão? é um documentário sobre a luta das Nações Indígenas brasileiras pela conquista e manutenção dos Direitos Constitucionais conquistados na Constituinte de 1987/88. O filme resgata dois momentos-chave nesse processo: a campanha popular realizada pelos povos indígenas na Constituinte e o período de manifestações em Brasília contra os ataques legislativos do Congresso Nacional, com a ocupação da Câmara dos Deputados no “Abril Índigena” de 2013 e a mobilização nacional em outubro do mesmo ano.

Ancorado em depoimentos e falas públicas de importantes lideranças indígenas, como o cacique Raoni Metuktire, Ailton Krenak, Sonia Guajajara, Davi Yanomami, Álvaro Tukano, entre outros, o filme traz episódios históricos e contemporâneos da luta indígena no debate político do Congresso Nacional,  contando com elementos inéditos,  fruto de intensa pesquisa de acervos públicos e privados.

O título “Índio Cidadão?”, em tom de pergunta, é uma provocação que convida o espectador a refletir e compreender a perspectiva dos povos originários acerca dos enfrentamentos políticos pela garantia dos direitos originários à terra e pelo respeito ao modo de vida tradicional. Por isso o filme, ao longo dos seus 52 minutos, é todo apresentado e narrado pelos índios, em especial pelo depoimento da liderança Valdelice Veron, que conduz o documentário. Sob constantes ameaças de morte e despojo da terra tradicional, ela expõe o drama pelo genocídio que a sua Nação, os Kaiowá Guarani, vivencia há décadas no estado do Mato Grosso do Sul. Valdelice testemunhou o assassinato do pai, cacique Marcos Veron, durante o processo de retomada de sua terra Tekoha Takuara em 2003.
 

O filme estreia na TV Câmara no dia 19 de abril, às 14h. Índio Cidadão? é um filme do diretor Rodrigo Siqueira e realização de 7G Documenta, Machado Filmes, Argonautas, 400 Filmes, BASE Coletivo Audiovisual, e conta com patrocínio do FAC - Fundo de Apoio À Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

SERVIÇO

Indío Cidadão? - O Filme
Estreia Nacional no Abril Indígena 2014

Dia 19/04, às 14h, na TV Câmara 
Informações: BASE Coletivo Audiovisual 61 3034-6218 \ 8424-0824
Assessoria de Imprensa: Padê Produções
Julia Tolentino: 61 3034.1900 \ 8254.5405

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário