Brasília ganha grande festa em comemoração aos 54 anos

Para comemorar os 54 anos de Brasília, o Governo do Distrito Federal (GDF) promove comemorações diversificadas em torno da arte e da cultura, que acontecem entre os dias 11 e 26 de abril. A programação do aniversário da cidade ganha o tema “Brasília, capital de todas as artes” e a estrutura será montada de modo descentralizado, privilegiando estilos distintos em 11 espaços diferentes da capital.  Os brasilienses e turistas dos mais diversos gostos poderão se divertir durante todos os dias de evento, sobretudo no final de semana que antecede o aniversário da cidade.

As comemorações começaram com a abertura da II Bienal Brasil do Livro e da Leitura, no dia 11 de abril, a partir das 20h, no Museu da República. A Bienal receberá, ao todo, 128 escritores nacionais e internacionais e a programação vai até o dia 21 de abril.

Nos dias 20 e 21 de abril (domingo e segunda-feira), os brasilienses contarão com programação intensa nos espaços destinados à festa. O Palco Principal do aniversário de Brasília celebra a diversidade rítmica do país. No domingo (20), a festa receberá o cantor Thiaguinho e a dupla goiana Humberto e Ronaldo. Quando o assunto é pagode, Thiaguinho é sumidade. Conhecido pelos quase dez anos à frente do grupo Exaltasamba, e seguindo em carreira solo desde 2012, o cantor se tornou uma das grandes vozes da música brasileira. Ele apresenta o show “Ousadia e Alegria”, com faixas do extinto Exaltasamba e canções novas que estão na boca do povo.

Na mesma data, a dupla Humberto e Ronaldo prova que são a grande promessa da música sertaneja no Brasil. Com carreira iniciada em 2008, os músicos colecionam sucessos como “Só vou beber mais hoje”, “Lagoa Azul”, “Eu não sou de ninguém”, e são referências quando o assunto é a nova música do Goiás.

Na segunda-feira (21), é a vez de Os Paralamas do Sucesso e da Nação Zumbi subirem ao palco principal. Os Paralamas se apresentam em ocasião especial na cidade. Além de comemorarem os 54 anos de Brasília, a banda carioca que se conheceu na cidade realiza show da turnê comemorativa dos seus 30 anos de carreira. O show emocionante leva o trio Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone a recordar os maiores sucessos da carreira, de “Vital e Sua Moto” a “Uma Brasileira”.

A banda Nação Zumbi também tem grandes admiradores em Brasília. Sob o comando de Jorge du Peixe, o grupo pernambucano apresentará faixas do próximo disco, que leva o nome de “Nação Zumbi”, a ser lançado em breve no Brasil, mescladas aos grandes sucessos da carreira. Não ficam de fora as canções que remetem à obra deixada por Chico Science, enquanto era vocalista do grupo, como “A Cidade”, “Rios, pontes e overdrives” e “Da Lama ao Caos”. As atrações nacionais do palco principal serão intercaladas a grandes nomes da música brasiliense na programação da festa.

E a diversão continua por outros palcos. Ao lado do Museu da República, será montada a Arena Infantil, com tendas de circo, brinquedos infláveis, recreação e programação artística para crianças. Ao lado da Biblioteca Nacional, ficará o Palco Brasília Capital de Todos os Ritmos, dedicado a atrações locais de todos os gêneros, comprovando a diversidade dos traços culturais da capital. No domingo (20), o palco receberá atrações de rock e blues. Já na segunda-feira (21), é a vez de cantores de forró, axé e sertanejo ocuparem o local.

O Palco Hip-Hop será montado no Estacionamento do Conic e terá apresentações no domingo (20), das 14 às 22h30, contemplando grandes nomes do estilo e tendo como atração principal o carioca Gerson King Combo, ícone da soul music brasileira. Neste palco, acontecerão também batalhas de B-Boys, de rima e intervenções de grafite. Já a Arena Eletrônica, montada no Cine Drive-In, receberá 12 dos melhores DJs brasilienses, em revezamento, numa festa que começa no domingo, às 18h, e vai até às 06 da manhã de segunda-feira.

No Parque da Cidade, nos finais de tarde de sábado (19) e domingo (20), o Palco Instrumental receberá oito grandes nomes da cena brasiliense, a partir das 16h. Nas mesmas datas, sambistas e outros cantores da cidade se apresentarão no Palco Samba e MPB, montado na Torre de TV, com programação entre 12h e 18h. E para quem gosta de música evangélica, o Palco Gospel receberá diversas atrações do gênero na segunda-feira (21), a partir das 16h, no Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, com dois grandes nomes do estilo no Brasil: Damares e Thales Roberto.

A programação se estende após o aniversário da cidade. Os fãs da dança e do teatro poderão conferir uma mostra especial das duas linguagens no Complexo Cultural da Funarte entre os dias 22 e 26 de abril, sempre às 21h. Já os amantes do cinema terão espaço reservado no Cine Brasília, entre os dias 14 e 18 de abril, com mostra sobre os 50 anos do golpe militar. O Cine Brasília recebe, também, apresentações de DJs e feira de vinil no dia 19 de abril.

Toda a programação do aniversário de Brasília tem entrada franca. O metrô e os ônibus funcionarão com horários diferenciados para atender o público que for ao centro da cidade na comemoração do aniversário. No domingo (20), o metrô funcionará até meia-noite na volta para casa a partir da Estação Central. Na segunda (21), o horário se estende até à uma da manhã. Os ônibus contarão com reforço de escala partindo da Rodoviária do Plano Piloto para as cidades do DF, com veículos saindo a cada 30 minutos.

A “capital de todas as artes” está pronta para festejar seus 54 anos junto a quem faz dela um lugar cada vez melhor para se viver.

Serviço
Aniversário de Brasília
11 a 26 de abril de 2014
Esplanada dos Ministérios, Conic, Torre de TV, Cine Brasília, Complexo Cultural da Funarte, Museu Nacional da República, Biblioteca Nacional, Parque da Cidade, Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson e Cine Drive-In

PROGRAMAÇÃO

II Bienal Brasil do Livro e da Leitura
11 a 21 de abril, das 09 às 22h
Esplanada dos Ministérios
Shows musicais, a partir das 22h: Carlos Lyra (12 de abril), MPB-4 (13 de abril), Ivan Lins (14 de abril), Quinteto Violado Canta Vandré (15 de abril), Liga Tripa, Renato Matos e Beirão (16 de abril), Plebe Rude e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (17 de abril) e Quarteto em CY (18 de abril).

Palco Principal
20 de abril, das 20h às 02h e 21 de abril, das 17h30 às 0h
Esplanada dos Ministérios

Thiaguinho
20 de abril
No pagode, não há quem não conheça Thiaguinho. Nascido no interior de São Paulo e criado no Mato Grosso do Sul, o cantor é uma das sumidades quando o assunto é a novíssima música brasileira e suas vertentes no samba. Com dois anos de carreira-solo, depois de nove anos à frente do Exaltasamba, banda extinta em 2012, Thiaguinho é um dos cantores mais requisitados do país. No aniversário de Brasília, o músico apresenta as faixas que lançaram sua carreira-solo, com o CD e DVD “Ousadia & Alegria”. Sucessos como “Buquê de Flores”, “Leite Condensado”, “Ousadia e Alegria”, “Desencana”, “Ainda Bem” e “Sou o Cara pra Você” unem-se a canções conhecidas em todo o país, como “Fugidinha”, “Tá Vendo Aquela Lua”, “Jogo de Sedução”, “É no Pagode” e “Tchau e Bença”, dentre outras dos tempos de Exaltasamba.

Humberto e Ronaldo
20 de abril
Humberto e Ronaldo são as grandes revelações da música sertaneja no Brasil. Com timbre forte e hits que fazem a cabeça dos amantes do gênero, os cantores despontaram na carreira em 2008, quando começaram a tocar em bares e festas de amigos. De lá pra cá, as fronteiras foram rompidas com facilidade, seja com as parcerias com a dupla Jorge e Mateus, em “Chove chove” e “Amo noite e dia”, seja pelas canções de sucesso em rádios de todo o Brasil, como “Só vou beber mais hoje”, “Motel disfarçado”, “Lagoa Azul” e a nova “Alô, DJ”. Em Brasília, eles apresentam a turnê do último disco gravado, “Hoje sonhei com você”, de 2013.

Os Paralamas do Sucesso
21 de abril
Trinta anos de carreira são para poucos. A conquista é maior ainda quando se trata de Os Paralamas do Sucesso, donos dos maiores hits do rock e pop brasileiros de 1980 para cá. As incontáveis canções do trio, formado por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, são um desfile da música das últimas décadas no Brasil. E o show a ser apresentado no Aniversário de Brasília promete trazer as melhores lembranças ao público. Do longínquo álbum “Cinema Mudo”, ao agitado “Brasil Afora”, de 2009, as faixas que completam o show têm forte apelo com o público e se encaixam em uma linha do tempo que conta a história da banda, cujos integrantes se conheceram quando viviam em Brasília. “Vital e sua moto”, “Meu erro”, “Ela disse adeus”, “Óculos”, “SKA” e “Melô do marinheiro” estão no repertório que promete sacudir a festa dos 54 anos da capital federal.

Nação Zumbi
21 de abril
Para confirmar o tom de diversidade da festa de aniversário de Brasília, os maracatus contemporâneos de Pernambuco foram convocados, com os toques de um dos grupos de maior notoriedade no Brasil: a Nação Zumbi. Liderada por Jorge du Peixe desde 1997, a banda é aração dos maiores festivais do Brasil e do mundo, apresentando um som completo, que mescla sonoridade do rock à energia da cultura popular. Nascida no início da década de 1990, sob o comando de Chico Science, a Nação Zumbi acumula faixas de sucesso e é reconhecida pela capacidade de renovação da sonoridade a cada disco. No show em Brasília, serão apresentadas algumas faixas do álbum que será lançado em breve, que leva o nome da banda. Não ficam de fora, também, as canções que foram eternizadas na voz de Chico Science (morto em 1997), como “Quando a maré encher”, “A Praieira”, “Rios, pontes e overdrives” e “Da Lama ao Caos”.

Palco Gospel
21 de abril, das 16h às 23h50
Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson
Para quem gosta de música evangélica, o Palco Gospel receberá diversas atrações do gênero na segunda-feira (21), a partir das 16h, no Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, com dois grandes nomes do estilo no Brasil: Damares e Thales Roberto.

Palco Brasília Capital de Todos os Ritmos
20 de abril, das 18h às 02h e 21 de abril, das 15h30 às 00h
Biblioteca Nacional
Ao lado da Biblioteca Nacional, ficará o Palco Brasília Capital de Todos os Ritmos, dedicado a atrações locais de todos os gêneros, comprovando a diversidade dos traços culturais da capital. No domingo (20), o palco receberá atrações de rock e blues. Já na segunda-feira (21), é a vez de cantores de forró, axé e sertanejo ocuparem o local.

Arena Infantil
20 de abril e 21 de abril, das 10h às 17h
Palco Circo e Palco Picadeiro, ao lado do Museu Nacional da República
Ao lado do Museu da República, será montada a Arena Infantil, com tendas de circo, brinquedos infláveis, recreação e programação artística para crianças.

Palco Hip Hop
20 de abril, das 14h às 22h30
Estacionamento do Conic
O Palco Hip-Hop será montado no Estacionamento do Conic, contemplando grandes nomes do estilo e tendo como atração principal o carioca Gerson King Combo, ícone da soul music brasileira. Neste palco, acontecerão também batalhas de B-Boys, de rima e intervenções de grafite.

Palco MPB e Samba
19 e 20 de abril, das 12h às 18h
Torre de TV
Na arena montada na Torre de TV, sambistas e outros cantores da cidade se apresentarão no Palco Samba e MPB, com programação entre 12h e 18h.

Palco Instrumental
19 e 20 de abril, das 16h às 20h
Parque da Cidade
No Parque da Cidade, nos finais de tarde de sábado (19) e domingo (20), o Palco Instrumental receberá oito grandes nomes da cena brasiliense, a partir das 16h.

Arena Eletrônica
20 de abril, das 18h às 06h
Cine Drive-In
A Arena Eletrônica, montada no Cine Drive-In, receberá 12 dos melhores DJs brasilienses, em revezamento, numa festa que começa no domingo, às 18h, e vai até às 06 da manhã de segunda-feira.
                              
Espaço Audiovisual
14 a 19 de abril
Cine Brasília
Os amantes do cinema terão espaço reservado no Cine Brasília, entre os dias 14 e 18 de abril, com mostra sobre os 50 anos do golpe militar. O Cine Brasília recebe, também, apresentações de DJs e feira de vinil no dia 19 de abril.

Espaço Dança e Teatro
22 a 26 de abril, das 21h às 23h
Complexo Cultural da Funarte
Os fãs da dança e do teatro poderão conferir uma mostra especial das duas linguagens no Complexo Cultural da Funarte entre os dias 22 e 26 de abril, sempre às 21h. 

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário