Historiadores refletem sobre o papel da Coleção Brasiliana na historiografia

Lançada há 82 anos, a Coleção Brasiliana, editada originalmente pela Companhia Editora Nacional, tornou-se um monumento da história intelectual e editorial brasileira. Os quase 400 livros que a integram produziram um conhecimento sistemático e um pensamento crítico sobre o Brasil ao longo de várias décadas. O Brasil em dois tempos – História, pensamento social e tempo presente, livro organizado por Eliana de Freitas Dutra e lançado agora pela Autêntica Editora, reflete justamente sobre o papel da Coleção Brasiliana no país dos anos 1930-40, resgatando sua contribuição à historiografia brasileira e à cultura historiográfica no Brasil.

Fruto de discussões de um grupo de pesquisa que se articulou em torno da Coleção Brasiliana, o livro apresenta uma coletânea de textos de historiadores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros das Ciências Humanas sobre o papel da Brasiliana na formação e no pensamento crítico brasileiro, e em temas afins. Para tanto, os autores refletem sobre as contribuições das obras da Coleção para a historiografia brasileira e examinam suas potencialidades para a reavaliação do momento atual brasileiro nas suas pautas político-sociais e perspectivas de futuro.

Dividida em seis seções, a obra apresenta um questionamento de possíveis elementos residuais no tempo presente. Em suas três primeiras partes, analisa o projeto da Coleção Brasiliana, sua relação com a temporalidade histórica e sua perspectiva historiográfica; o investimento político nos livros e na leitura; a atuação dos intelectuais. Nas três últimas seções, os autores problematizam alguns dos grandes eixos temáticos da  Coleção Brasiliana como o papel das biografias no mundo público, do conhecimento e da proteção do território nacional, da natureza e do meio ambiente, além da formação social brasileira, em especial, nos seus aspectos étnicos e raciais. 

A obra conta com textos de François Hartog, Temístodes César, Eliana de Freitas Dutra, Jean-Yves Mollier, Ivana Parrela, Giselle Martins Venancio, Jean-François Sirinelli, Ângela de Castro Gomes, Kátia Gerab Baggio, Sabina Loriga, Benito Bisso Schmidt, Letícia Julião, Seth Garfield, Maria do Carmo Andrade Gomes, Regina Horta Duarte, Sérgio Costa, Monica Grin, Eduardo França Paiva e Gabriela Pellegrino Soares.

Sobre a organizadora – Eliana de Freitas Dutra é professora titular do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do CNPq. É autora de O ardil totalitário: imaginário político no Brasil dos anos de 1930 (1997, 2ª ed. 2012) e Rebeldes literários da República: história e identidade nacional no Almanaque Brasileiro Garnier (2005), e organizadora, com Jean-Yves Mollier, do livro Política, nação e edição: o lugar dos impressos na construção da vida política (2006), entre outros.

Título: O Brasil em dois tempos – História, pensamento social e tempo presente
Organizadora: Eliana de Freitas Dutra
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Número de páginas: 376
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-127-1

0 comments:

Postar um comentário