Educadoras propõem jogos pedagógicos voltados à Educação em Direitos Humanos

A Educação em Direitos Humanos tornou-se prioridade para as instituições de ensino de todo o país a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, que se desdobra nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, aprovadas em 2012. Para tratar do assunto e da aplicação da EDH na escola, Maria Lúcia Miranda Afonso e Flávia Lemos Abade lançam o livro Jogos para pensar: Educação em Direitos Humanos e Formação para a Cidadania, pela Autêntica Editora, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e com a AMDE – Água, Mulheres e Desenvolvimento.

O livro apresenta uma discussão sobre os direitos já conquistados, os impasses e as questões que emergem na discussão sobre a aplicação da Educação em Direitos Humanos nas instituições de ensino e oferece a educadores um diálogo sobre o uso de recursos lúdicos, especialmente jogos educativos, na EDH e na formação para a cidadania.

Pensando no cotidiano dos educadores, nas escolas e em outros contextos educativos, as autoras oferecem exemplos para alimentar essa discussão na teoria e na prática. Organizada em três capítulos, a obra se inicia fundamentando a EDH e discutindo a relação entre os direitos humanos e a cidadania. No segundo capítulo, as autoras revelam a importância da dimensão lúdica para a vida em sociedade, lançando um olhar dinâmico sobre o jogo e a capacidade humana de brincar. No último capítulo, o livro foca no processo de criação de jogos para os projetos de EDH e formação para a cidadania. Para tanto, as autoras utilizam o exemplo do jogo Trilhas da Cidadania, desenvolvido por elas para um programa de EDH, descrevendo seus detalhes e refletindo, passo a passo, sobre a sua construção.

A obra integra a série Cadernos da Diversidade, que já conta com outras seis obras e tem como objetivo fornecer aos leitores argumentos teóricos e práticos para provocar uma ruptura no ciclo perverso das desigualdades e para promover e ampliar o debate e a criação de projetos de intervenção com foco na promoção de um ambiente pedagógico inclusivo e ecologicamente sustentável nas escolas da rede pública de educação básica brasileira.

Sobre as autoras - Maria Lúcia Miranda Afonso tem graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Educação (UFMG) e Pósdoutorado em Psicologia Social (UFSJ). Foi professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os anos 1977 e 2003; é professora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do Centro Universitário UNA, Belo Horizonte.

Flávia Lemos Abade é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Puc Minas. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e mestre em Psicologia pela mesma instituição (2005). Professora e coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário UMA em Belo Horizonte e consultora para programas sociais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e processos grupais.

Título: Jogos para pensar: Educação em Direitos Humanos e Formação para a Cidadania 
Autoras: Maria Lúcia Miranda Afonso e Flávia Lemos Abade
Coleção: Cadernos da Diversidade
Número de páginas: 96
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-8217-148-6

0 comments:

Postar um comentário