A Educação em Direitos Humanos tornou-se
prioridade para as instituições de ensino de todo o país a partir do Plano
Nacional de Educação em Direitos Humanos, que se desdobra nas Diretrizes
Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, aprovadas em 2012. Para
tratar do assunto e da aplicação da EDH na escola, Maria Lúcia Miranda
Afonso e Flávia Lemos Abade lançam o livro Jogos
para pensar: Educação em Direitos Humanos e Formação para a
Cidadania, pela Autêntica Editora, em parceria com a
Universidade Federal de Ouro Preto e com a AMDE – Água, Mulheres e
Desenvolvimento.
O livro apresenta uma discussão sobre os
direitos já conquistados, os impasses e as questões que emergem na
discussão sobre a aplicação da Educação em Direitos Humanos nas
instituições de ensino e oferece a educadores um diálogo sobre o uso de
recursos lúdicos, especialmente jogos educativos, na EDH e na formação
para a cidadania.
Pensando no cotidiano dos educadores, nas
escolas e em outros contextos educativos, as autoras oferecem exemplos
para alimentar essa discussão na teoria e na prática. Organizada em três
capítulos, a obra se inicia fundamentando a EDH e discutindo a relação
entre os direitos humanos e a cidadania. No segundo capítulo, as autoras
revelam a importância da dimensão lúdica para a vida em sociedade,
lançando um olhar dinâmico sobre o jogo e a capacidade humana de brincar.
No último capítulo, o livro foca no processo de criação de jogos para os
projetos de EDH e formação para a cidadania. Para tanto, as autoras
utilizam o exemplo do jogo Trilhas da Cidadania, desenvolvido por elas
para um programa de EDH, descrevendo seus detalhes e refletindo, passo a
passo, sobre a sua construção.
A obra integra a série Cadernos da Diversidade,
que já conta com outras seis obras e tem como objetivo fornecer aos
leitores argumentos teóricos e práticos para provocar uma ruptura no ciclo
perverso das desigualdades e para promover e ampliar o debate e a criação
de projetos de intervenção com foco na promoção de um ambiente pedagógico
inclusivo e ecologicamente sustentável nas escolas da rede pública de
educação básica brasileira.
Sobre as autoras - Maria Lúcia Miranda
Afonso tem graduação em
Psicologia, mestrado e doutorado em Educação (UFMG) e Pósdoutorado em
Psicologia Social (UFSJ). Foi professora da Universidade Federal de Minas
Gerais (UFMG) entre os anos 1977 e 2003; é professora do Mestrado
Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do Centro
Universitário UNA, Belo Horizonte.
Flávia Lemos Abade é doutoranda do Programa
de Pós-Graduação em Psicologia da Puc Minas. É graduada em Psicologia pela
Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e mestre em Psicologia pela
mesma instituição (2005). Professora e coordenadora do curso de Psicologia
do Centro Universitário UMA em Belo Horizonte e consultora para programas
sociais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia
Social e processos grupais.
Título: Jogos para pensar: Educação
em Direitos Humanos e Formação para a
Cidadania
Autoras: Maria Lúcia Miranda Afonso e Flávia Lemos Abade
Coleção: Cadernos da Diversidade
Número de páginas: 96
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-8217-148-6
Autoras: Maria Lúcia Miranda Afonso e Flávia Lemos Abade
Coleção: Cadernos da Diversidade
Número de páginas: 96
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-8217-148-6
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