I Encontro Brasileiro de Mulheres com Deficiência Visual - amanhã

glaucoma é uma doença silenciosa que atinge mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 7 milhões de pessoas cegas em ambos olhos.

Quem dá o alerta e aborda o tema em detalhes é o Dr. Tarciso Shrimbeck, especialista do Visão Institutos Oftalmológicos, no dia 19 de outubro, durante o I Encontro Brasileiro de Mulheres com Deficiência Visual. " A doença merece atenção especial por causar degeneração irreversível do nervo óptico, que é a parte do olho que leva a informação visual do olho até o cérebro", explica o oftalmologista.
 

Quando a pressão intraocular está aumentada as células nervosas tornam-se comprimidas, o que pode danificá-las e, eventualmente, causar sua morte celular. Com isso, pode haver uma perda visual permanente.

glaucoma geralmente se inicia de forma lenta, não exibindo nenhum sintoma até que danos sérios e irreversíveis tenham ocorrido. Esse distúrbio é o principal motivo pelo qual você deve se consultar com um oftalmologista periodicamente após completar 40 anos.
 

Às vezes, pode se manifestar  com sintomas agudos, como visão desfocada, dor forte no olho, visão de halos ou arco-íris em volta de uma luz, náusea e vômitos. Nesse caso, o paciente deve procurar atendimento com urgência.

Os três sinais mais comuns do glaucoma são:

·         o aumento da pressão intraocular,

·         a redução do campo visual

·         e o dano ao nervo óptico.
 
glaucoma pode ser tratado com colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias tradicionais ou uma combinação desses métodos. O objetivo do tratamento é estabilizar a doença mantendo-se a pressão intraocular controlada e evitando uma progressão da perda visual. A indicação de procedimentos cirúrgicos noglaucoma se faz quando a pressão intraocular encontra-se em níveis não adequados mesmo em uso de medicação.
 

Quem está sob risco?

·         Pessoas acima de 45 anos

·         Pessoas com história familiar de glaucoma

·         Pessoas com pressão intraocular elevada

·         Pessoas que possuem miopia

·         Pessoas que utilizam esteroides por tempo prolongado (corticoides).



Serviço

Glaucoma e a cegueira - com Dr. Tarciso Shrimbeck, especialista do Visão Institutos Oftalmológicos
Evento: I Encontro Brasileiro de Mulheres com Deficiência Visual

Local: Nobile Lakeside Convention Resort, situado no SHTN Trecho1 – Lote 2, Projeto Orla 3 -  Brasília - DF

Data: 19 de outubro, às 14h

Acesso livre


==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário