Sebastian Vettel tem apenas 26 anos, recém-completados na última quarta-feira, dia 3. E apesar de tão jovem é dono de um currículo que o garante no hall dos maiores da Fórmula 1. Dezenas de vitórias, pódios e três títulos mundiais. Mas em meio a tantos triunfos, faltava um. Talvez o de maior valor sentimental na carreira de um piloto. O alemão nunca havia sentido o gostinho de vencer diante de sua torcida. E o tão esperado triunfo chegou neste domingo, em Nurburgring. O garoto prodígio segurou a pressão de Kimi Raikkonen – seu possível companheiro na RBR em 2014 – nas voltas finais, venceu o GP da Alemanha, válido pela nona etapa da temporada, e finalmente pôde fazer a festa diante dos fãs que lotaram a arquibancada. O “Homem de Gelo” completou a prova apenas 1s atrás, seguido pelo seu companheiro de Lotus, Romain Grosjean, que fechou o pódio.
A estratégia diferente da Ferrari até que se mostrou acertada, mas não foi o suficiente para a vitória. Fernando Alonso largou em oitavo e chegou em quarto. Entretanto, parou seu carro logo após cruzar a linha de chegada e deverá ser investigado, com a possibilidade de ser punido. Já Felipe Massa não pôde usufruir da tática. Logo na quarta volta, o brasileiro abandonou a corrida após rodar na curva 1 e seu carro apagar.
Cinegrafista é atingido por pneu
O domingo foi marcado por dois imprevistos. Logo no começo da prova, um cinegrafista da Formula One Management (FOM) - empresa que detém os direitos comerciais da F-1 - foi atingido na cabeça por um pneu durante o pit stop de Mark Webber (RBR). O homem foi encaminhado de helicóptero para um centro médico da região.
Piloto 'fantasma' desce ladeira
Na 23ª volta, o motor de Jules Bianchi estourou e a Marussia começou a pegar fogo. O princípio de incêndio foi controlado rapidamente, mas quando o guindaste chegou para rebocar o carro, o bólido vazio começou a descer “de ré”, atravessando a pista e provocando a entrada do safety car.
O próximo desafio dos pilotos é o GP da Hungria, dia 28 de julho, válido pela 10ª etapa da temporada. Antes disso, alguns deles voltam à pista para o teste de novatos, de 17 a 19 de julho em Silverstone, cuja participação de titulares foi liberada para ajudar no desenvolvimento dos novos pneus que serão implementados para evitar o “festival” de compostos furados vistos na Inglaterra.
Vettel assume a ponta na largada
Pole position, Hamilton foi engolido pela dupla da RBR logo na primeira curva. Vettel assumiu a ponta, seguido por Webber. Largando em sétimo, Massa passou Ricciardo e Grosjean, mas levou o troco do francês e completou a primeira volta em sexto, enquanto Alonso se manteve em oitavo. Já Rosberg perdeu uma posição, caindo para 12º.
Massa abandona
Mas a corrida que prometia para o brasileiro acabou precocemente. Na abertura da quarta volta, Massa perdeu repentinamente o controle do carro na curva 1. O motor da Ferrari apagou e ele teve que abandonar a prova.
Como era de se esperar, a primeira rodada de pit stops começou cedo em razão do rápido desgaste dos pneus macios. Di Resta “estreou” os boxes na quinta volta. Dos ponteiros, Hamilton foi o primeiro a parar, na sétima volta. O líder Vettel fez seu pit na passagem seguinte.
Cinegrafista é atingido por pneu de Webber
Na parada de Mark Webber, na nona volta, um acidente. A equipe RBR liberou o australiano antes dos mecânicos conseguirem fixar corretamente o pneu traseiro direito do carro. Em poucos metros, a roda se soltou, quicou e atingiu em cheio um cinegrafista, que estava de costas para o incidente, na cabeça. O homem foi encaminhado para o centro médico do autódromo e transferido de helicóptero para um hospital da região. Os mecânicos recolheram o carro de Webber que ficou parado no meio do pit, colocaram um novo pneu e o pilotou retornou para a prova.
A Ferrari, que esperava manter Alonso o máximo de tempo possível com pneus médios, decidiu antecipar a parada, chamando o espanhol para os boxes já na 13ª volta. Quem se deu bem na primeira rodada de pit stops foi Grosjean. Mesmo com compostos macios, o francês conseguiu se manter 14 voltas na pista e pulou da quinta para a segunda posição. Vettel permaneceu na ponta. Em terceiro aparecia Raikkonen, seguido por Hamilton e Alonso.
Ex-companheiros de McLaren, o britânico da McLaren e o espanhol da Ferrari então protagonizaram um belo duelo pela quarta posição. Alonso tentou ultrapassar Hamilton de diversas formas. Acionou a asa móvel, botou por dentro, por fora, mas não conseguiu. Ele só ganhou a posição quando o rival foi para os boxes.
Marussia pega fogo e provoca safety car
Na 23ª volta, uma cena inusitada. O motor de Jules Bianchi estourou e a Marussia teve um princípio de incêndio. O francês saiu do carro rapidamente e quando o guindaste se aproximou para fazer o reboque, o carro vazio começou a descer a ladeira de ré e atravessou a pista.
O safety car (carro de segurança) precisou entrar na pista. Com isso, a maioria dos pilotos aproveitou para correr para os boxes e colocar pneus novos. Neste momento, a classificação era: Vettel, Grosjean, Raikkonen e Alonso. Atrás deles, Button e Hulkenberg, ambos com apenas um pit stop, apareciam na frente de Hamilton. A relargada transcorreu normalmente, sem mudanças no pelotão dianteiro.
Ao ver Grosjean fazer o terceiro pit stop na 40ª volta, a RBR agiu rápido e mandou Vettel para os boxes logo na passagem seguinte. O alemão retornou em quinto, logo à frente do francês. Raikkonen assumiu a ponta, acompanhado por Alonso, Button e Hamilton.
Com pneus médios mais novos, Vettel ultrapassou Hamilton e assumiu a quarta posição. Grosjean foi no embalo e também superou o britânico que, com os compostos muito gastos, foi para os boxes. Button fez seu pit stop voltas depois, fazendo Vettel e Grosjean subirem para terceiro e quarto, respectivamente. Com paradas a menos, Raikkonen se mantinha na ponta, enquanto Alonso era o segundo.
Raikkonen pressiona no fim
O “Homem de Gelo” e o espanhol, enfim, fizeram seus últimos pit stops e retornaram, respectivamente, em terceiro e quarto. Vettel retomou a liderança, acompanhado de perto por Grosjean. Com pneus macios e novos, o finlandês e o espanhol tinham dez voltas para tentar superar os dois primeiros colocados, que estavam 2s à frente, mas calçavam compostos médios um pouco mais desgastados. O francês da Lotus fez jogo de equipe e abriu caminho para o finlandês tentar atacar Vettel nas voltas finais. Kimi até se aproximou, mas não o suficiente para conseguir uma investida. O alemão recebeu a bandeirada em primeiro, 1s à frente do finlandês e pôde comemorar sua vitória em casa.
Confira o resultado final do GP da Alemanha (60 voltas):
1) Sebastian Vettel (ALE/RBR), em 1h41m14s711
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 1s0
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 5s8
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 7s7
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 26s9
6) Jenson Button (ING/McLaren) + 27s9
7) Mark Webber (AUS/RBR) + 37s5
8) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 38s3
9) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 46s8
10) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 49s8
11) Paul di Resta (ESC/Force India) + 53s7
12) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 56s9
13) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 57s7
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 60s1
15) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 61s9
16) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1 volta
17) Charles Pic (FRA/Caterham) a 1 volta
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) a 1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia) a 1 volta
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 1s0
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 5s8
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 7s7
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 26s9
6) Jenson Button (ING/McLaren) + 27s9
7) Mark Webber (AUS/RBR) + 37s5
8) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 38s3
9) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 46s8
10) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 49s8
11) Paul di Resta (ESC/Force India) + 53s7
12) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 56s9
13) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 57s7
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 60s1
15) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 61s9
16) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1 volta
17) Charles Pic (FRA/Caterham) a 1 volta
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) a 1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia) a 1 volta
Abandoram:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR)
Jules Bianchi (FRA/Marussia)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
Jean-Eric Vergne (FRA/STR)
Jules Bianchi (FRA/Marussia)
Felipe Massa (BRA/Ferrari)
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Getty Images
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