Para a história! Cacá é pentacampeão da Stock Car. "Dinheiro é papel, título é histórico"

Desde o começo do fim de semana, Cacá Bueno vinha falando a mesma coisa, que abriria mão de vencer a endinheirada Corrida do Milhão, última prova da temporada 2012 da Stock Car, para conquistar o pentacampeonato. E foi o que aconteceu. Mas por pouco. Por apenas 300 metros, Cacá não fatura o quinto título da principal categoria do automobilismo brasileiro e embolsa também o checão de R$ 1 milhão.

Partindo na pole, o carioca fez, o que o mesmo considerou, sua pior largada na categoria, caindo da primeira para a quinta colocação na primeira perna do "S" do Senna e completando a volta inicial da prova em quarto, logo atrás de Daniel Serra, que perseguia Ricardinho Maurício e Allam Khodair, segundo e líder da corrida, respectivamente. Com a quarta colocação, Cacá conquistava o penta e passou a administrar a prova. Mais adiante na corrida, no entanto, o piloto do carro #0 teve de administrar e partir para o tudo ou nada.


Devido às muitas entradas do safety car ao longo da prova, Andreas Mattheis, chefe da Red Bull Racing, fez inúmeros cálculos e chegou à conclusão de que era possível completar a corrida sem a necessidade de parar para reabastecer. Só que, pelos cálculos, faltariam quatro litros, o equivalente a uma volta nos 4.039 metros do circuito de Interlagos. Cacá teria de diminuir o ritmo para chegar ao fim dos 50 minutos mais uma volta com combustível no tanque. Enquanto isso, Serrinha, que vinha à frente do companheiro, teve de parar a cerca de dez minutos para a bandeira quadriculada.

 

Nas voltas finais, a prova ganhou um tom dramático. Com os primeiros colocados reduzindo o ritmo para completar a corrida sem abastecer, Thiago Camilo e Ricardinho Maurício, que fizeram o pit stop, vinham ganhando posições.
 

Cacá abriu a última volta na liderança, mas quando chegou no Mergulho, o motor começou a falhar, voltando a funcionar no começo da subida dos boxes. Após a chincane do Café o motor apagou, novamente. Mas a distância era suficiente para assistir de dentro do carro Thiago e Ricardinho o ultrapassarem para completar a Corrida do Milhão em terceiro lugar. Resultado mais do que suficiente para comemorar o pentacampeonato da Stock Car e se tornar o segundo maior campeão da história da categoria, atrás apenas de Ingo Hoffmann, dono de - incríveis - 12 títulos.
 

Mesmo com o pit stop, Serrinha completou a etapa em 12º lugar, terminando o campeonato em quarto. O resultado do piloto paulista foi importante para dar à Red Bull Racing o título de equipes, fato que não acontecia desde 2009.

ABRE ASPAS:
Cacá Bueno, Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #0 - PENTACAMPEÃO: "Eu nunca corri para ganhar a Corrida do Milhão. Eu corri para ganhar o campeonato. Fiquei surpreso com a pole, pois acertei o carro para ter um bom ritmo de corrida. Eu larguei extremamente mal! Acho que foi a pior largada que eu fiz na Stock Car. Ainda estava sem push to pass e prejudiquei o pessoal que vinha atrás de mim. Quando pulei para quarto lugar imaginei que deveria ter mais ritmo que os três primeiros (Khodair, Ricardinho e Serrinha, no momento) e vou segui-los. E foi tendo safety car, e, em um momento, o Andreas me disse que precisava economizar quatro litros. Comecei a economizar e na última volta, quando passei em primeiro, o Andreas me disse que dava para chegar e tomei um susto, porque no Mergulho o carro falhou, só voltou a pegar na subida dos boxes e falhou de novo na chincane. Não deu para vencer a Corrida do Milhão, mas, como disse um amigo meu ontem por telefone: o penta é histórico, dinheiro é papel".


"O Paulão Gomes é um monstro. Ano passado eu passei o Chico Serra (tricampeão), agora passo o Paulo Gomes. Só tem o Ingo (Hoffmann) à minha frente, com 12 títulos. Talvez eu tenha mudado um pouco o modo como eu vejo corridas nos últimos anos. Fazendo provas mais com a cabeça, mais estratégicas e menos espetaculares, mas que vem funcionando. Este é o meu penta na Stock Car (2006, 2007, 2009, 2011 e 2012), mas é meu nono título brasileiro (Stock Car Light, em 1997; e tricampeão da Copa Fiat, em 2010, 2011 e 2012). Superar o Paulão é atingir o sucesso na minha profissão. Saber que fui o melhor do país no que eu decidi fazer, que quebrei o recordes.. e é para isso que eu trabalho. Para ser o melhor possível no que eu decidi fazer".


"Este ano está sendo brilhante. Casei no fim do ano passado, a Talita (esposa do Cacá) está grávida, fui campeão na Copa Fiat, penta aqui na Stock, posso ser campeão do Brasileiro de GT3... o Cadu está lá na barriga, mas já vai nascer campeão. Considero que estou em um momento iluminado"
.

Daniel Serra, Red Bull Racing, Chevrolet Sonic #29 - P12: "A estratégia que a gente escolheu não foi a correta, mas a equipe toda está de parabéns pelo ótimo trabalho durante toda a temporada e pela conquista do título de equipes. Claro que queria ter sido campeão, mas o quarto lugar no campeonato não diminui o que a gente fez durante o ano".

Confira os dez primeiros na Corrida do Milhão:
1º) Thiago Camilo - 27 voltas
2º) Ricardo Maurício - a 0s081
3º) CACÁ BUENO - a 0s564
4º) Julio Campos - a 2s395
5º) Ricardo Zonta - a 2s635
6º) Duda Pamplona - a 5s114
7º) Denis Navarro - a 7s747
8º) Átila Abreu - a 8s081
9º) Raphael Matos - a 12s792
10º) Antonio Pizzonia - a 14s140

12º)DANIEL SERRA - a 17s156
 
Veja a classificação da temporada 2012 Stock Car 2012:
1º) CACÁ BUENO - 195 pontos - PENTACAMPEÃO

2º) Ricardo Maurício - 189
3º) Átila Abreu - 175
4º) DANIEL SERRA - 169
5º) Thiago Camilo - 158

 
Para mais imagens, acesse www.redbullcontentpool.com/latam

Para comprar produtos oficiais da Red Bull Racing acesse www.redbullshop.com.br

==> Foto: Bruno Terena / Red Bull Racing

0 comments:

Postar um comentário