Brincando, a criança exercita a coordenação de movimentos, atenção, memória, raciocínio, percepção, pensamento abstrato e linguagem, além de aprender a descobrir, expressar e elaborar suas emoções e vontades, e a se relacionar com os outros. Brincadeira é, portanto, coisa muito séria. Daí a importância de a educação infantil contemplar os diversos tipos de linguagem e, principalmente, as brincadeiras, que devem ser realizadas em diferentes ambientes, internos e externos, ampliando a criatividade e a autonomia da criança.
A obra de Dalila Jucá mostra por que a brincadeira, seja livre ou com intenções pedagógicas, é tão importante para o desenvolvimento integral das crianças e como utilizá-la como recurso no processo de aprendizagem. E traz 100 atividades para o educador aplicar dentro do ambiente escolar, atuando como mediador no processo de ensino-aprendizagem com um olhar atento às brincadeiras, de forma que atendam às necessidades individuais e coletivas, de acordo com a faixa etária das crianças.
Todas as atividades são ligadas ao aprendizado de habilidades motoras e adequadas à faixa etária das crianças que frequentam creches e pré-escolas. Cada uma das brincadeiras propostas apresenta os objetivos, o material necessário para sua execução (pouco ou praticamente nenhum) e seu desenrolar, além de inúmeras fotos ilustrativas.
Confira aqui capítulo inicial da obra.
Sobre a autora – Dalila Jucá é pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e orientadora educacional, é também coordenadora do Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. É autora do livro infantil A vida no sertão é feliz ou não?, editado em 2010 pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), e do livro de formação do professor Vai começar a brincadeira..., editado em 2011 pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).
Título: Falando sério: 100 brincadeiras
Autora: Dalila Jucá
Formato: 16 x 23 cmNúmero de páginas: 80
Preço: R$ 37,00ISBN: 978-85-65381-47-5
0 comments:
Postar um comentário