Mais rápido em todos os treinos livres em Cingapura, Sebastian Vettel
(RBR) havia sido surpreendido no sábado por Lewis Hamilton e Pastor
Maldonado, que garantiram a primeira fila do grid na classificação.
Porém, na corrida deste domingo, o alemão – com uma ajudinha do destino –
deu o troco, com juros. Nas ruas de Marina Bay, ultrapassou o
venezuelano da Williams logo na largada, contou com a quebra da McLaren
do inglês que liderava a prova até a 23ª volta, e conquistou sua segunda
vitória na temporada.
O resultado fez Vettel reassumir a vice-liderança do Mundial (que havia
perdido com o abandono no GP da Itália). Ele chegou aos 165 pontos e se
encontra a 29 de Fernando Alonso (Ferrari), terceiro colocado na
corrida. Em segundo, Jenson Button (McLaren) completou o pódio.
Com o triunfo, o jovem bicampeão alcançou uma marca importante: igualou as 23 vitórias do brasileiro tricampeão Nelson Piquet e entrou no Top 10 dos maiores vencedores da história da F-1.
E por falar em Brasil, Felipe Massa e Bruno Senna protagonizaram belas
provas de recuperação, com direito a um duelo “encrespado”. Na 43ª
volta, a dupla se encontrou na pista, na disputa pela nona posição.
Massa colocou por dentro no ponto mais estreito do traçado e Bruno
fechou a porta. Os dois se tocaram, Felipe segurou o carro “no braço” e
levou a melhor. No fim, a oitava colocação foi um prêmio para Massa, que
havia começado em 13º e caído para último após ser tocado por Vitaly
Petrov na largada. Bruno chegou a perder a décima posição para Mark
Webber e, com problemas, abandonou a prova na última volta. Em razão de
duas entradas de safety car, a corrida foi encerrada pelo limite de
tempo de duas horas, com 59 das 61 voltas completadas.
Massa é tocado na largada
As atenções na largada estavam voltadas para Maldonado, famoso pela
quantidade de incidentes que se envolveu na temporada. A expectativa era
saber como o venezuelano, segundo colocado no grid, iria se comportar.
Enquanto Hamilton partiu tranquilo na ponta, o piloto da Williams tomou
tanto cuidado, que não começou bem e perdeu posições para Vettel e
Button. No meio do pelotão, o russo Vitaly Petrov (18º no grid) se
precipitou, freou tarde na primeira curva e atingiu Massa, que largara
em 13º. Com o pneu esquerdo traseiro da Ferrari furado, o brasileiro
precisou seguir para os boxes, caindo para último e tendo a corrida
prejudicada. Sorte diferente teve Bruno. Partindo da 22ª posição,
conseguiu desviar do incidente no começo e cruzou a primeira volta em
18º.
Com um bom ritmo de prova, Hamilton se manteve na liderança e colocou
uma vantagem de 3s sobre Vettel nas dez primeiras voltas. Button e
Maldonado se descolaram da dupla, enquanto Alonso, em quinto, não
conseguia se aproximar do venezuelano. Bruno seguiu sua corrida de
recuperação: ganhou mais duas posições nas voltas iniciais, com direito a
uma bela ultrapassagem sobre a Caterham de Heikki Kovalainen. No fim do
pelotão, Massa corria atrás do prejuízo e tentava se aproximar de seu
algoz Petrov.
Entre os primeiros colocados, Webber foi o primeiro a parar nos boxes,
na nona volta. Seu parceiro de RBR, Vettel fez seu pit duas passagens
depois. Hamilton parou na 12ª volta e retornou à pista em terceiro,
atrás de Button e Maldonado, mas reassumiu a ponta após a parada nos
boxes dos rivais.
Após a rodada de pit stops, a vantagem de Hamilton para Vettel passou
para pouco menos de 2s. Em terceiro aparecia Button, seguido por
Maldonado e Alonso. Enquanto isso, os brasileiros continuavam a escalar o
grid. Na 20ª volta, o piloto da Ferrari já era o 18º, e o compatriota
da Williams, o 12º. Nesta mesma volta, Massa realizou seu segundo pit e
retornou em 21º.
Fim de prova para Hamilton
Hamilton administrava a prova com tranquilidade e seguia firme para
conquistar sua terceira vitória em quatro corridas, resultado que lhe
aproximaria de Alonso na disputa pelo título. Porém, na 23ª das 61
voltas, o destino – ou melhor, o câmbio da McLaren – lhe pregou uma
peça: com problemas mecânicos, o britânico abandonou a prova e a
liderança da corrida caiu no colo de Vettel.
O segundo colocado passou a ser Button. Mais atrás Alonso tentava se
aproximar de Maldonado, na busca por um lugar no pódio. Os dois foram
para os boxes ao mesmo tempo na volta 30. A Ferrari fez um trabalho
melhor que a Williams e soltou o espanhol na cola do adversário.
Safety car dá as caras
Já passava da metade da prova e o safety car, comum nas provas no
estreito circuito de Marina Bay, ainda não havia dado as caras. Mas na
33ª passagem, o indiano Narain Karthikeyan tratou de acabar com o jejum.
Bateu no muro da curva 18 e provocou a entrada do carro de segurança.
Quase todos os pilotos aproveitaram o momento para realizar pit stops. Maldonado, que havia entrado nos boxes pouco antes da entrada do safety car, parou novamente. Melhor para Alonso, que assumiu a terceira colocação. O venezuelano voltou à pista em décimo, quando recebeu a má notícia da Williams pelo rádio: com problemas hidráulicos, deveria se retirar da prova. Quem se deu bem com a interrupção foi a dupla da Force India: Paul di Resta e Nico Hulkenberg se tornaram quarto e quinto colocados, respectivamente, seguidos por Webber e Pérez. Bruno aparecia em 14º, duas posições à frente de Massa.
Schumacher bate em Vergne
Após cinco passagens sob bandeira amarela, o safety car saiu da pista
para a relargada, mas car teve que entrar em ação novamente logo na
volta seguinte. O motivo: como um iniciante, o veterano Michael
Schumacher acertou em cheio sua Mercedes na STR de Jean-Eric Vergne, que
tentava ultrapassar Nico Rosberg. Pouco antes do acidente, Bruno e
Massa ensaiavam um duelo verde e amarelo pela nona posição.
Duelo verde e amarelo
A nova largada foi dada na 43ª volta. E o disputa prevista entre a
dupla brasileira se concretizou. E a batalha foi dura! Massa colocou por
dentro antes da curva 13, ponto mais estreito do circuito. O piloto da
Ferrari ficou espremido no muro e os dois chegaram a se tocar. O carro
vermelho “sambou”, mas Felipe conseguiu segurar no braço e saiu vencedor
do duelo. O incidente ficou sob investigação pela direção de prova, que
preferiu não punir ninguém. Na sequência, Massa fez mais uma bela
ultrapassagem, sobre Ricciardo, e assumiu a oitava posição.
Voltas depois, a dupla da Sauber se envolveu em dois incidentes com
Hulkenberg. Primeiro, Pérez deu um leve toque na Force India. Logo após,
o alemão tentou passar Kobayashi, os dois se tocaram, danificaram seus
carros e precisaram ir para os boxes. Enquanto a corrida “pegava fogo”
no meio do pelotão, Vettel seguia tranqüilamente na ponta para assegurar
a vitória. O alemão da RBR cruzou a linha de chegada nove segundos à
frente de Button. A terceira posição ficou o líder do campeonato,
Alonso.
Confira o resultado final do GP de Cingapura:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 2h00m26s144
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 8s959
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 15s227
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 19s063
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 34s759
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 35s700
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 36s600
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s800
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 45s800
10 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 47s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 50s600
12 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta (*)
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 8s959
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 15s227
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 19s063
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 34s759
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 35s700
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 36s600
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s800
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 45s800
10 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 47s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 50s600
12 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta (*)
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta
Não completaram:
Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a duas voltas
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a duas voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 21 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 21 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 23 voltas
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 29 voltas
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 47 voltas
Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a duas voltas
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a duas voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 21 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 21 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 23 voltas
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 29 voltas
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 47 voltas
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: AP
0 comments:
Postar um comentário