Terceiro título da coleção Didática, (In)Disciplina e (Des)Motivação,
lançamento da PAULUS, traz à tona um tema bastante discutido na área da
educação: a disciplina em sala de aula. Escrita por Celso Antunes,
assim como os outros livros da série, a obra mostra a professores,
alunos de licenciatura e pedagogia, gestores escolares e demais
interessados no assunto os principais passos para uma boa administração
da disciplina em escolas públicas e particulares.
“Buscar
elementos que ajudem a administrar a questão da disciplina em sala de
aula pressupõe em primeiro lugar transformar a ideia de disciplina em um
‘valor’, isto é, fazer com que ela seja vista como uma qualidade
humana, imprescindível à convivência e fundamental para as relações
interpessoais” explica o autor.
Com
linguagem simples e objetiva, a obra analisa a definição de
indisciplina, as condições facilitadoras para a conquista da disciplina
em sala de aula, a motivação, entre outros aspectos. No terceiro
capítulo, Celso Antunes discorre sobre o bullying como consequência da indisciplina.
“Uma
escola jamais pode se parecer com uma delegacia de polícia. Desse modo,
a preocupação educativa necessita preceder a ação identificadora e
disciplinadora. Bem mais importante que saber quais são as vítimas e
seus algozes é descobrir caminhos e estabelecer metas para se conseguir
uma profunda mudança comportamental”, alerta.
O
leitor também encontrará reflexões sobre a relação entre motivação e
disciplina, autoestima, postura profissional, alegria em sala de aula. O
objetivo é chamar a atenção, de maneira sensível, para o tema da
indisciplina, que quando não contornada torna-se um sério problema para
os docentes, os alunos, a escola e a família.
Dividida
em seis capítulos, a publicação fornece ainda uma relação de dicas de
leitura para o leitor se aprofundar no assunto, tornando-se ferramenta
de apoio para professores, coordenadores escolares e todos que lidam ou
se interessam pela arte de ensinar.
(In)Disciplina e (Des)Motivação pertence à coleção Didática,
série lançada este ano pela editora, cujo propósito é contribuir para
que a escola usufrua o máximo possível das discussões propostas.
Celso Antunes é
mestre em ciências humanas, especialista em inteligências e cognição,
membro fundador do Todos pela Educação (SP), consultor e participante do
grupo Embajadores de La Educación. Foi professor de todas as séries e
níveis de escolaridade, participou de inúmeros projetos públicos e
privados sobre desafios educacionais, foi diretor de grandes colégios
particulares de São Paulo, professor de cursos de pós-graduação e
diretor acadêmico de instituições de Ensino Superior. Autor de mais de
180 livros didáticos e paradidáticos, escreveu mais de 80 obras sobre
temas educacionais, editadas pelas mais importantes editoras brasileiras
e traduzidas em diferentes países da América Latina, América do Norte e
Europa. Escreve periodicamente para as maiores revistas educacionais do
país e do exterior, faz palestras em todos os Estados brasileiros e em
inúmeros países.
Serviço
Título: (In)Disciplina e (Des)Motivação
Autor: Celso Antunes
Coleção: Didática
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 72
Preço: R$ 12,00
Área de interesse: Educação
0 comments:
Postar um comentário