A editora LeYa traz para o Brasil o novo romance da renomada autora portuguesa Lídia Jorge, “A noite das mulheres cantoras”. A obra conta a história de Gisela Batista, Maria Luísa e Nani Alcides, Madalena Micaia e Solange de Matos, que narra a trama a partir do seu ponto de vista e memória, que o tempo pode tornar traiçoeira - o que transforma o livro, na verdade, em um romance psicológico.
Unidas pelo acaso, por um piano espelhado na casa de ensaio, essas cinco mulheres precisam aprender a lidar umas com as outras e a não deixar que o sonho seja ofuscado pelo cruel mundo do show business. E é exatamente aí que o caminho que as unia começa a desandar. Gisela, o peixe dentro d’água nesse mundo de fama, seduzia as companheiras a mergulhar cada vez mais fundo, mais fundo, até que não existisse nada além da banda. Mas Solange não se deixava seduzir. Envolveu-se com o coreógrafo, apaixonou-se e entregou-se, não deixando que Gisela afundasse sua cabeça, forçando-a a mergulhar.
Mas nem mesmo a consciência de Solange foi capaz de salvar a banda, que afundou em segredo. As letras das músicas precisavam ser assinadas com um nome masculino, mesmo que fosse Solange a autora de cada palavra, afinal, uma banda formada por cinco mulheres, só sobreviveria se tivesse uma forte retaguarda masculina. Madalena, a voz poderosa, desapareceu. As integrantes já não conseguiam mais ficar juntas, então aos poucos, o sonho foi se esvaindo.
Com a narrativa descritiva e intensa, típica de seus livros, Lídia Jorge transporta os leitores para uma época aparentemente glamurosa, mas que por trás de todo o brilho, escondia brigas, disputas de poder e intrigas, acobertadas por um belo sorriso e por uma apresentação digna de espetáculo, que tempo nenhum ousa apagar da memória.
A autora estará no Brasil para o lançamento do livro do dia 21 ao dia 30 de setembro, passando por Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Ficha técnica
Título: A noite das mulheres cantoras
Autora: Lídia Jorge
Formato: 16x23cm
Páginas: 320
Preço: R$ 44,90
Sobre a autora
Lídia Jorge nasceu em 1946, em Algarve. Da sua vasta obra destacam-se os romances O Dia dos prodígios (1980), O Cais das merendas (1982), Notícia da Cidade Silvestre (1984), A Costa dos Murmúrios (1988), Vale da Paixão (1998), O vento assobiando nas gruas (2002), todos profusamente premiados. A sua obra encontra-se traduzida em muitas línguas e países, sendo recebida pelo críticos nacionais e internacionais com grande interesse. Pelo conjunto da sua obra foi vencedora do prestigiado prêmio Albatros (2006) da Fundação Günter Grass, na Alemanha, e do Grande Prêmio Sociedade Portuguesa de Autores – Millennium BCP.
0 comments:
Postar um comentário