"Satélite 061 – 24h no ar", Brasília dá um giro de 24hs pela arte e a cultura

Inspirado em ações realizadas mundo afora que trazem várias formas de expressão artística ao longo de 24hs sem interrupções, Brasília recebe a 1ª edição do Satélite 061 – 24h no ar. O festival de arte ininterrupta, que vai utilizar o Complexo Cultural da República, ocupando praças, foyers e salas do Teatro Nacional Cláudio Santoro, criará ambientes interativos com entrada franca e acessibilidade garantida, onde surjam oportunidades para o morador do DF conhecer seus artistas e estes conhecerem o seu público.

A Ossos do Ofício – Confraria das Artes idealizou o Satélite 06 – 24h no ar como um espaço de convivência, conhecimento e troca de experiências entre os realizadores de arte do DF, bem como com os vindos de outros Estados. “Nosso Distrito Federal é um caldeirão de criatividade e diversidade, mas acredito que o artista local ainda trabalha de maneira isolada. Muitos ainda se vêem dentro de um grupo apenas. Toda esta efervescência perde-se pela falta de troca. Temos tantos produtos bacanas que a gente deveria conhecer melhor e trocar”, diz Marta Carvalho, presidente da Ossos do Ofício.

O Satélite 061 – 24h no ar traz o conceito de reunir música, artes plásticas, cênicas, cinema, dança, audiovisual, cultura popular e arte urbana num mesmo momento. A programação vai valorizar a produção cultural independente, com a promoção e divulgação da versatilidade, criatividade e ousadia de artistas locais e nacionais de diferentes vertentes.

A intenção do projeto é a de que o público possa ficar à vontade para assistir espetáculos no Teatro, apreciar exposições no foyer, conferir sessões de cinema ou apenas tomar algo nas praças curtindo shows de música ou o som de DJs. “É um convite para passear por entre diferentes produções artísticas. Garantimos que caberão no gosto de um público que englobe diferentes idades e estilos.“ Completa Marta.

Alguns nomes da programação musical local já estão confirmados como, Fábio Miranda, Device, Superquadra, Os Mocambos, Satanique Samba Trio, representando os sons do DF. GOG e Dillo D`Araújo lançarão seus novos trabalhos no Satélite 061 – 24h no ar. E também, vindos de fora, Wazzabi (Dinamarca), Escurinho e Labacé (PB), Sacal (PB), Wado (AL), Di Melo (SP), Edgard Scandurra (SP), Arnaldo Antunes (SP), Garotas Suecas (SP), André Vasconcelos (RJ), além de China (SP/PE), B Negão e Os Seletores de Frequência (RJ), Siba (PE), Curumin (SP), Thiago Pethit (SP).

Nas artes plásticas, Nina Coimbra, Renato Rios, Leandro Mello, Cirilo Quartim. Confirmada também a realização de uma mostra de arte urbana com uma extensa programação com exposições ao ar livre e obras skatáveis, pensadas para a prática do skate.

E para ocupar o Teatro e as praças, as companhias locais Cia. Instrumento de Ver, As Caixeiras Cia. de Bonecas e Serpentes que Fumam já estão na programação. A Sala Alberto Nepomuceno, no TNCS, vai receber uma extensa programação de cinema, que vai trazer uma compilação da produção local.

A marca Satélite 061 surgiu como um guia cultural do DF, resultado de uma parceria entre a Ossos do Ofício e a Só Som Salva, com o objetivo de ser mais um meio de divulgação e mapeamento de agentes e criadores artísticos. “O Satélite 061 – 24h no ar é um desdobramento do trabalho de pesquisa para a construção do guia. Ofereceremos uma programação que vai priorizar a produção local.” Conta, Marta, e avisa: “Para que a gente conheça os novos trabalhos que vem surgindo no DF, foram abertas inscrições através do nosso site e, em breve, estes trabalhos selecionados pela curadoria do Festival complementarão a programação”.

A Ossos do Ofício – Confraria das Artes é uma organização sem fins lucrativos formada pela associação de mais de 450 artistas e fomentadores culturais de Brasília, que há 11 anos promove o acesso da cultura local a meios de produção e aos bens públicos, formando e representando juridicamente seus associados.

O projeto já conta com patrocínio do FAC e apoios do TNCS e do Complexo Cultural daRepública.

Satélite 061 – 24h no ar

Museu Nacional, 1º quadrante da Esplanada dos Ministérios e TNCS.

Das 18h, do 1º/09, às 18h, do dia 02/09.

Entrada franca.

Livre para todos os públicos.

Contato: http://ossosdoficio.com.br/

==> Foto: Winny Choe

0 comments:

Postar um comentário