Prominas vence o Rally dos Sertões e comemora na chegada em Fortaleza

A Prominas Racing é a primeira a equipe a vencer o Rally dos Sertões na categoria UTV. O veículo estreou este ano no segundo maior rali do mundo, com um grid formado por 11 duplas. A competição largou de São Luís, MA, no último dia 19, com 210 competidores entre motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões.

A 10ª e última etapa aconteceu entre Iguatu e Fortaleza, CE, e teve 560 quilômetros - com 143 de trecho cronometrado. Com um Protótipo 950cc, preparado pela empresa francesa Xtreme Plus, o piloto Bruno Sperancini e o navegador Thiago Vargas foram os mais rápidos da categoria, acumulando o tempo de 40h33min21. Na última etapa, eles fizeram o tempo de 01h30min41, obtendo o segundo lugar do dia.

No total, foram percorridos 4.480 quilômetros que cruzaram cinco Estados: Maranhão, Tocantins, Piauí, Pernambuco e Ceará. "Este último dia de rali traz uma emoção muito forte. Seja campeão ou não, todos que chegaram aqui são vitoriosos, pois participamos da edição mais difícil do Rally dos Sertões. Os obstáculos foram severos demais, o calor em algumas regiões também era muito forte, quase que insuportável... Formou-se um cenário de superação, que nos levou ao limite", descreveu Sperancini. "E depois de tudo isso, subir no primeiro lugar do pódio é a glória". Em 2011, o piloto correu de quadriciclo e abandonou o Sertões no primeiro dia após um acidente.

Esta é a quarta participação de Vargas no evento e, com conhecimento de causa, ele garante. "Este Sertões de 20 anos foi tão duro quanto os outros... Mas é assim que tem que ser. Levou homens e máquinas a superar seus próprios limites. Aproximadamente 80% do roteiro foi de areia, e isso pediu muita potência do motor, pneus com a melhor aderência para este tipo de solo", declarou o navegador.

Além do UTV, a Prominas Racing contou com o apoio mecânico da Xtreme Plus. "É impressionante a resistência dessa máquina... Estamos muito satisfeitos, visto que em todas as categorias, houve diversos abandonos por quebras", salientou Sperancini, elogiando a autonomia do protótipo. "Nos trechos de velocidade, chegamos na marca de 130 km/h". É importante informar que, Sperancini é um dos grandes incentivadores da categoria (que estreou no Brasil este ano).

É com o caneco na mão que Sperancini e Vargas se despendem do 20º Rally dos Sertões, e começam se preparar para o Rally de Marrocos, no início de novembro.


Classificação -20º Rally dos Sertões

10ª etapa - terça-feira
Iguatu, CE / Fortaleza, CE

Categoria UTV -

1º Sylvio Barros/Pipo Mirone, 01h30min07
2º Bruno Sperancini/Thiago Vargas, 01h30min41
3º Carlo Collet/Eduardo Shiga, 01h36min03
4º Edgley Sobrinho/Rodolfo Brito, 01h38min15


Classificação final

Categoria UTV

1º Bruno Sperancini/Thiago Vargas, 40h53min21
2º Carlo Collet/Eduardo Shiga, 52h16min30
3º Edgley Sobrinho/Rodolfo Brito, 87h04min02
4º Sylvio Barros/Pipo Mirone, 111h46min04

==> Foto: DFotos

0 comments:

Postar um comentário