![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNKA8uFTMF9yQWrF-XVi1WU6JK3dtS5HScmIwuZ7T5-RRAbP56SfJ20rRrBJUzu1e9XuMZT00DU-EQiLWyQlfaKOKJkPRkjUao8A35TCFkxvp4D5z1stblGNjxsgPzn5uPMKORFpzLpUI/s320/289.jpg)
O doloroso pedido de perdão do dramaturgo Nelson Baskerville ao irmão virou uma intensa peça teatral que percorreu o Brasil em 2011. Sucesso de público e de crítica, ganhador do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Prêmio Shell de direção. Tamanha repercussão uniu Baskerville e a editora nVersos, para publicar a história dessa montagem.
A peça Luís Antônio-Gabriela, de Nelson Baskerville, é um documentário cênico sobre o irmão mais velho. Luís Antônio nasceu em 1953, era homossexual e viveu em Santos até os 30 anos, com uma família conservadora, quando se mudou para a Espanha. Durante três décadas, quase nada se soube dele.
Só muito tempo depois que Maria, irmã de Nelson, resolveu procurar Luis Antônio. Encontrou-o já como Gabriela, em Bilbao, protagonizando shows em boates. Morreu em decorrências da Aids, em 2006.
“- Mas vocês nunca mais se viram?
- Nunca.
- Por que não o trouxeram de volta ao Brasil quando o encontraram doente?
- Não pudemos.
- Você não foi nem ao enterro?
- Não. Fiz esse espetáculo.”
O trajeto de menino que sempre teve alma feminina é contado em microcontos biográficos: das armadilhas para gatos que os irmãos mais velhos faziam à concepção da peça, passando pelo reconhecimento que Maria faz, de encontrar uma irmã em Gabriela. Baskerville passeia pela linha do tempo, vai e volta, inclui páginas de diários, choca e faz rir.
A inconstância e estranheza causadas pela vida de Luís Antônio-Gabriela, sob a perspectiva do irmão mais novo, são reforçadas pelo projeto gráfico do livro. Cores fortes e contrastantes, fonte incomum, papel Kraft, verniz nas páginas e muitos recursos que complementam toda a excentricidade dessa biografia.
No prefácio, Verônica Gentilin, que co-escreveu o texto da peça com Nelson Baskerville, já avisa:
“Quando você, caro leitor, adentrar esse livro, não tente ordená-lo. Para ser impregnado por esta história, permita-se ficar à vontade para não entendê-la. Deixe ela te dar quantas rasteiras ela puder.”
Sobre o autor
Nelson Baskerville é ator, diretor, autor e artista plástico brasileiro. Formado pela Escola de Arte Dramática - EAD - ECA - USP em 1983 e é professor de interpretação do Teatro-Escola Célia Helena, desde 1991. É diretor, desde 2003 da AntiKatártiKa Teatral, companhia que tem se destacado na pesquisa de linguagem teatral do pós-drama e responsável pelas importantes montagens de "17 X Nelson - O Inferno de Todos Nós" de Nelson Rodrigues.Em 2009 interpretou Leandro Machado em Viver a Vida de Manoel Carlos. Atualmente tem dirigido várias peças teatrais no estado de São Paulo, se destacando em Luís Antônio-Gabriela, vencedora do APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
Ficha técnica:
Formato: 16 x 23 cm
Página: 244 páginas
Preço: R$ 55,00
ISBN: 978-85-64013-53-7
![](http://starcopos.com.br/esportecultura/dalton.png)
![](http://starcopos.com.br/esportecultura/linha_autor.png)
0 comments:
Postar um comentário