LIGA NACIONAL FEMININA: São Caetano é o campeão de 2012

O título da Liga Nacional Feminina de Vôlei 2012 é do São Caetano (SP). Com excelente atuação, o time do ABC paulista derrotou a equipe da casa, o Abel/FME/Brusque (SC), por 3 sets a 0 (25/16, 25/16 e 25/20), na noite deste SÁBADO (18.08), na decisão da 11ª edição da competição, na Arena Multiuso, em Brusque (SC).

Com a conquista, o São Caetano garante a permanência na elite do voleibol nacional. Depois de ficar na 12ª posição na Superliga Feminina 11/12, o time do ABC paulista tem vaga confirmada na edição 12/13, desde que preencha os pré-requisitos exigidos para a disputa da competição.

O time comandado por Hairton Cabral teve 100% de aproveitamento na Fase Final, com seis vitórias em seis jogos. Foram 18 sets ganhos e apenas três perdidos.

"Este título representa muito para nós, pois não fomos bem na última Superliga e queríamos confirmar a nossa vaga na próxima temporada pelo melhor caminho, dentro da quadra. Nosso grupo é jovem e fez uma campanha muito boa. Foram dez vitórias, contando a fase regional, e apenas seis sets perdidos", diz o treinador, que admite a necessidade de qualificar o grupo para a disputa da principal competição do país.

"Este grupo cumpriu muito bem sua missão na Liga Nacional, mas sabemos que para uma competição de ponta, como a Superliga, precisaremos reforçar a equipe. Queremos definir os nomes o quanto antes para darmos sequência ao trabalho e chegarmos bem preparados na Superliga", diz o treinador.

O título da Liga Nacional 2012 é o primeiro do tradicional São Caetano e o terceiro de equipes paulistas. O Tênis/Oscar/FADENP (SP) venceu na primeira edição, em 2002, e o Mogi das Cruzes (SP) foi campeão dois anos depois, em 2004.

Um dos destaques da campanha vitoriosa, a ponteira Isabela, campeã mundial infanto-juvenil com a seleção brasileira em 2009, comemorou o resultado positivo.

"Tivemos alguns momentos de instabilidade na decisão, mas conseguimos superá-los com muita paciência e união, que é uma das marcas deste grupo. Era muito importante para nós vencer a Liga Nacional e felizmente conseguimos", destaca a atacante.

Técnico do Abel/FME/Brusque reconhece superioridade dos rivais

Treinador do Abel/FME/Brusque, Ricardo Picinin reconheceu a superioridade do time paulista na decisão e atribuiu a derrota ao pouco entrosamento da equipe, formada há menos tempo que o adversário.

"O São Caetano foi superior a nós e mereceu vencer. É um time que está junto há mais tempo que o nosso e sentimos falta de um maior entrosamento na decisão. Elas sacaram muito bem, nos colocaram em dificuldades durante todo o jogo e não conseguimos reverter. Elas têm todos os méritos pelo título", diz o treinador.

ADC-Bradesco fica em terceiro lugar

Na disputa de terceiro lugar, a ADC-Bradesco garantiu presença no pódio da 11ª edição da competição derrotando a Unifor (CE) por 3 sets a 0 (25/21, 25/20 e 25/12).

Terceira colocada na etapa classificatória, a equipe paulista confirmou a condição na classificação final e fechou sua participação na Fase Final com quatro vitórias e apenas duas derrotas, sofridas diante dos finalistas São Caetano (SP) e Abel/FME/Brusque (SC).

Técnico da ADC-Bradesco, Durval Nunes valorizou a campanha da jovem equipe, formada por atletas entre 17 e 19 anos de idade.

"Foi muito importante para nossa equipe ter participado da Liga Nacional, pois temos um grupo muito jovem, com atletas das categorias infanto juvenil e juvenil, e a terceira colocação é como um título. O time oscilou um pouco, o que é normal pela idade, mas as meninas foram muito guerreiras. Com certeza, todas elas vão amadurecer bastante com esta experiência", aposta o treinador.

A oposto Nike, de 19 anos, que participou da Liga Nacional pela primeira vez, exaltou a boa campanha da Unifor, mas lamentou a queda de rendimento da equipe no terceiro set.

"Mesmo não sendo o resultado que a gente queria, a quarta colocação significa muito para a equipe. É a melhor colocação que a Unifor já teve na Liga Nacional. Isso mostra que o trabalho está crescendo. Temos que tentar seguir melhorando e fazer uma participação ainda melhor no ano que vem. Só lamento o time ter perdido a motivação no terceiro set deste jogo", comenta a atacante.

A equipe cearense terminou a competição em quinto lugar, à frente do Ferroviário (RO), quinto colocado, e da AABB/DF (DF), que ficou em sexto.

Finais do masculino serão em Chapecó (SC)

Após a definição no feminino, a Liga Nacional realizará a Fase Final do masculino na próxima semana, em Chapecó (SC). Seis times medirão forças entre SEGUNDA-FEIRA (20.08) e SÁBADO (25.08) no ginásio Ivo da Silveira: Aprov/Unoesc/PMC (SC), Escola do Corpo (SP), Monte Cristo Voleibol (GO), Unifor (CE), Zona Sul Esporte Clube (AP) e Placa Esporte Clube (AP). O campeonato classifica o time campeão para a disputa da Superliga Masculina B 2012/13.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º - São Caetano (SP)
2º - Abel/FME/Brusque (SC)
3º - ADC-Bradesco (SP)
4º - Unifor (CE)
5º - Ferroviário (RO)
6º - AABB/DF (DF)

==> Foto: Alexandre Arruda / CBV

0 comments:

Postar um comentário