Com gol aos 45, Grêmio arranca a vaga do Coritiba na Sul-Americana

Em um jogo muito movimentado, com a vaga da Copa Sul-Americana passando de mão em mão, o Grêmio conseguiu a classificação antes do apito final. Mesmo perdendo por 3 a 2 no Couto Pereira, a equipe gaúcha somou o placar à vitória por 1 a 0 em Porto Alegre e comemorou graças ao maior número de gols fora de casa. Everton Ribeiro, Roberto e Pereira fizeram pelo Coxa e Elano, de pênalti, e Marcelo Moreno, aos 45 minutos, marcaram para o Grêmio.

O Tricolor gaúcho comemora o feito inédito de chegar nas oitavas de final e avançar para a fase internacional do torneio. O time espera o resultado de Cobreloa x Barcelona, do Equador, que tem o primeiro duelo marcado para a próxima terça-feira. O jogo da fase seguinte ainda não tem data prevista para ser realizado.

Primeiro tempo emocionante desde o início

O jogo começou com o Coritiba em busca do gol. O time da casa teve uma grande chance logo aos seis minutos, com Roberto, que invadiu a área, mas chutou em cima do goleiro Marcelo Grohe. No entanto, o Grêmio conseguia jogadas rápidas de contra-ataque e assustava o Coxa.

Na batalha dos esquemas táticos, Marcelo Oliveira levava vantagem sobre Vanderlei Luxemburgo, principalmente depois que os jogadores descobriram espaços no lado esquerdo do Grêmio. Robinho e o lateral-direito Ayrton se aproveitavam das oportunidades até que acharam o gol.

Aos 22 minutos, a bola trabalhada do meio de campo do Coritiba começou depois que Roberto roubou na intermediária e achou o caminho pela direita com Ayrton, que fez o passe para Robinho na linha de fundo. Ele passou para Everton Ribeiro, que driblou Gilberto Silva, chutou no canto direito e fez o gol.

O clima do jogo esquentou depois que Souza, do Grêmio, derrubou Rafinha com um carrinho frontal, mas que passou em branco pelo juiz Wilson Seneme. Em meio a muita reclamação e empurra-empurra entre os jogadores, o bate-boca só parou depois que Pereira e Souza receberam cartão amarelo.

O Coritiba tocava mais a bola e chegava com mais perigo, envolvendo a defesa do Grêmio. Quando não entrava na área, Robinho, Chico e Everton Ribeiro testavam Marcelo Grohe de fora da área. Do lado do Grêmio, os meias Elano e Marquinhos estavam bem marcados e pouco criavam.

Mas o Grêmio tem fama de copeiro e não desperdiça oportunidades. Na primeira escapada de Kleber, o zagueiro Pereira não conseguiu alcançar o atacante e o derrubou dentro da área aos 41 minutos do primeiro tempo. Houve muita reclamação dos jogadores do Alviverde, mas o pênalti foi claro. Elano – aquele que perdeu na Copa América –, dessa vez, não deu chance para o goleiro Vanderlei, fazendo o gol. Com o gol, o Grêmio levava a vaga.

Segundo tempo pega fogo com gols e confusão

O segundo tempo começou no mesmo ritmo do primeiro. Mancando desde o final do primeiro tempo, Roberto teve outra grande chance logo no começo da partida, quando recebeu a bola na área, mas mandou um chutão terrível por cima do gol. Só que não houve tempo de reclamação e Roberto se redimiu, aos sete minutos, quando recebeu o passe de Robinho e, antes que a bola quicasse no chão, mandou o chute para estufar as redes. O gol ainda não dava a vaga para o Coritiba, mas serviu como o combustível para o time.

Depois do gol, o atacante desmontou e foi substituído por Lincoln. O Grêmio passou a assustar avançando pela direita, como Kleber, que chegou na linha de fundo e fez cruzamento rasteiro para Marcelo Moreno chutar à queima roupa. Vanderlei fez grande defesa. O terceiro do Coxa veio aos 21 minutos, quando Everton Ribeiro fez um passe perfeito para a cabeça de Pereira, que estava dentro da área.

Só que o jogo não havia acabado. O Grêmio passou a pressionar, principalmente tentando as faltas e os escanteios para a cobrança de Zé Roberto e Marquinhos, além do perigo que Kleber representava cada vez que pegava na bola.

A partida se tornou aberta dos dois lados, com diversas chances e os goleiros Vanderlei e Marcelo Grohe trabalhando muito. E quem deu a sorte foi o Grêmio, quando Marcelo Moreno, já aos 45 minutos do segundo tempo, recebeu na área e mandou para as redes.

A alegria do lado gremista se contrastou com a revolta do jogadores do Coritiba, que partiram para cima do árbitro Wilson Seneme reclamando de impedimento do jogador gremista, que estava em posição legal. Mas Seneme deixou as reclamações de lado e confirmou o resultado. Fim de jogo e Grêmio com a vaga.

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

0 comments:

Postar um comentário