Confirmando as previsões do cavaleiro Alvaro Affonso de Miranda, o Doda, o Brasil se deu bem no primeiro dia de competições dos saltos no Greenwich Park, em Londres. Desfalcada por causa da fratura que o cavalo de Luiz Francisco de Azevedo, o Chiquinho, sofreu durante o último treino para os Jogos Olímpicos, a equipe brasileira teve desempenhos impecáveis neste sábado, com Doda, montando Rahmannshof's Bogeno, e Zé Roberto Reynoso, com Maestro St. Lois, sem pontuação negativa e empatados em primeiro lugar. Rodrigo Pessoa, montando Rebozo, foi penalizado em 1 ponto e terminou a primeira rodada classificado na 33ª posição. Com 42 pontos perdidos, o conjunto formado por Carlos Eduardo Mota Ribas, o Cacá, e Wilexo, foi o descarte do time.
A primeira rodada dos saltos teve a participação de 75 cavaleiros e amazonas de 26 países, totalizando 15 equipes e 11 países representados apenas na disputa individual. Os resultados levam em consideração as pontuações obtidas pelos três melhores conjuntos de cada equipe, com direito a um descarte. Os 60 melhores cavaleiros individuais, incluindo os empatados em 60º lugar, e os competidores por equipes com posição inferior ao 60º lugar passam para a segunda rodada, que será disputada neste domingo.
A disciplina de saltos testa a velocidade e a habilidade dos conjuntos. Os cavaleiros percorrem um circuito cronometrado que inclui obstáculos naturais e simulados. Nos Jogos Olímpicos de Londres, as provas consistem em 10 obstáculos de 1,40 a 1,50m de altura e dois de 1,60m, espalhados por uma pista de 510m. Os saltos que não são executados com exatidão são penalizados. Ao final de cinco rodadas, o vencedor será o cavaleiro com o menor número de penalidades no melhor tempo. A segunda fase será disputada neste domingo, com 45 cavaleiros classificados. A medalha por equipes será decidida na segunda-feira, e o resultado individual será definido na quarta. A soma das notas das duas últimas rodadas determina o vencedor.
As provas de saltos do hipismo já renderam três medalhas para o Brasil em Olimpíadas. O país conquistou dois bronzes por equipes (com Luiz Felipe de Azevedo, André Johannpeter, Doda e Rodrigo Pessoa), em Atlanta-96 e em Sydney-2000, e um ouro individual, para Rodrigo Pessoa, em Atenas-2004.
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Reuters
0 comments:
Postar um comentário