O destaque do dia foi o nadador Andre Brasil, que emocionou o Parque Aquático ao vencer os 50m Livre S10 batendo o recorde mundial da prova, com o tempo de 23s16. Ele já havia derrubado o recorde paralímpico nas eliminatórias, pela manhã.
“Estava difícil sair esse recorde. No Mundial (em 2010) eu também achei que estava pronto para baixar essa marca, mas cada dia é um dia. Estou realizado em manter a hegemonia, em ser bicampeão dos 50m Livre”, disse Andre.
As outras duas medalhas desta sexta-feira vieram no Judô, com a prata de Lucia Teixeira (B3), na categoria até 57kg, e o bronze de Daniele Bernardes (B3), que garantiu o pódio com um ippon contra a venezuelana Naomi Soazo, na categoria até 63kg.
No Estádio Olímpico, o primeiro dia de competições do Atletismo brasileiro nas Paralimpíadas foi marcado pela classificação para as finais de Odair dos Santos, nos 1.500m T11, e Yohansson Nascimento, nos 200m T45/46, além dos recordes regionais de Marinava Nóbrega e Claudiney Santos, no Lançamento de Disco F35/36 e F57/58, respectivamente.
“Eu sabia que essa bateria seria forte e estava com o pensamento na curva. Consegui administrar bem os 200m, mas não dei meus 100%. Garanto que farei um tempo ainda melhor na final. Medalha será consequência”, afirmou Yohansson, atleta do Time São Paulo Paralímpico.
No tênis de Mesa, a única vitória brasileira nesta sexta-feira deixou Bruna Alexandre bem perto de um lugar entre as quatro melhores na classe 10. A atleta catarinense superou a francesa Audrey Le Morvan por 3 a 1 e enfrenta a australiana Melissa Tapper este sábado, na disputa por uma vaga nas semifinais.
Representantes do ciclismo brasileiro em Londres, João Schwindt e Soelito Gohr entraram no Velódromo do Parque Olímpico nesta sexta-feira para disputar uma prova que não era a especialidade deles: o 1km Contra-Relógio individual C4-5. João terminou em 12º lugar, com o tempo de 1m11s259, e Soelito ficou em 16º, com 1m13s017, mas ambos viram aspectos positivos na estreia.
“Esta aqui é uma semente para plantar, para que o ciclismo de pista se torne mais competitivo no Brasil”, explicou Soelito. “Nossa esperança de medalha é mais para frente, nas provas de Estrada. Ainda assim, foi bom já entrar para competir e se livrar logo da ansiedade da estreia”, afirmou João Schwindt.
Nos esportes coletivos, a Seleção masculina de Vôlei Sentado estreou com vitória contra Ruanda por 3 sets a 0 (25/5, 25/5 e 25/13) e volta a quadra às 17h deste sábado (horário de Brasília) para enfrentar a Bósnia. Já o Futebol de 5 teve um começo mais difícil e empatou com a França, atual campeã europeia, em 0 a 0. A equipe faz sua segunda partida contra a Turquia às 5h de domingo (horário de Brasília), precisando da vitória para diminuir a pressão no confronto direto com a China na última rodada.
Em Eton Dorney, o remo adaptado estreou nas Paralimpíadas classificando os quatro barcos para as repescagens deste sábado, mantendo-se na briga por medalha. O melhor desempenho foi de Cláudia Santos, que chegou em segundo lugar em sua bateria no Single Skiff classe AS, terminando em quarto no geral. Seis barcos disputam a final A de cada classe no domingo (2): os vencedores das baterias eliminatórias e os dois primeiros colocados de cada bateria da repescagem.
No tiro, o paranaense Carlos Garletti terminou em 26º lugar na prova de Carabina R1 10, disputada na manhã desta sexta-feira no estande de Royal Army Barracks. Único representante brasileiro na modalidade, Garletti não esperava um resultado expressivo na prova, já que sua especialidade é o tiro com Carabina Deitado, cujas eliminatórias serão disputadas neste sábado.
''Espero chegar à final, seria um resultado fantástico. Mas o nível da competição é altíssimo, há pelo menos 40 atletas para apenas oito vagas. Mas vamos encarar a missão de incomodar os países mais tradicionais aqui em Londres'', afirmou o atirador.
Veja mais detalhes da participação brasileira em Londres nos links abaixo:
NATAÇÃO: http://cpb2012.com.br/wp/releases/3108-andre-brasil-ganha-o-ouro-e-bate-recorde-mundial-nos-50m/
JUDÔ: http://cpb2012.com.br/wp/releases/dia-de-prata-e-bronze-para-o-brasil-no-judo/
ATLETISMO: http://cpb2012.com.br/wp/releases/3108-yohansson-e-odair-garantem-vaga-nas-finais-do-atletismo/
TÊNIS DE MESA: http://cpb2012.com.br/wp/releases/3108-bruninha-esta-a-uma-vitoria-das-semifinais-no-tenis-de-mesa/
FUTEBOL DE 5: http://cpb2012.com.br/wp/releases/3108-brasil-empata-sem-gols-com-franca-na-estreia-do-futebol-de-5/
VÔLEI SENTADO: http://cpb2012.com.br/wp/releases/3108-volei-sentado-masculino-estreia-com-vitoria-folgada/
REMO: http://cpb2012.com.br/wp/releases/remo-estreia-em-eton-dorney-na-briga-por-medalhas/
CICLISMO: http://cpb2012.com.br/wp/releases/joao-e-soelito-estreiam-no-velodromo-de-olho-na-estrada/
==> Foto: Patrícia Santos / CPB
0 comments:
Postar um comentário