Organizada por especializadas das mais diversas áreas da educação e letras, a coleção, que já contava com o título Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas, de Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa, é agora reforçada pelas obras: O fazer cotidiano na sala de aula, Ensino de gramática e A oralidade na escola.
Confira detalhes sobre cada título a seguir.
O fazer cotidiano na sala de aula
A organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna
O ensino da língua materna faz parte do cotidiano das salas de aula da educação básica. Nesta obra, são discutidos diferentes modos de organizar o fazer pedagógico do professor, com base em resultados de pesquisas e exemplos de situações vividas nas escolas. Nessa direção, as autoras refletem sobre a utilização de jogos e livros didáticos, bem como sobre a articulação entre sala de aula, biblioteca e laboratório de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Além disso, propõem modos de trabalho com diferentes agrupamentos de alunos e formas de realizar sequências didáticas no ensino de língua portuguesa.
Organizadoras: Andréa Tereza Brito Ferreira e Ester Calland de Sousa Rosa
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00ISBN: 978-85-65381-10-9
Confira aqui capítulo inicial da obra.
Ensino de gramática
Reflexões sobre a língua portuguesa na escola
Aqui, são apresentadas ao leitor reflexões sobre o eixo do ensino de língua que, atualmente, tem sido denominado “análise linguística”. Esse eixo inclui o “ensino de gramática”, mas não se limita a ele, pois engloba não apenas os conhecimentos relativos à norma linguística de prestígio social, mas também aqueles que se relacionam ao texto e ao discurso. O livro amplia a crescente discussão sobre o ensino da língua na escola e propõe que ela seja utilizada, nesse espaço, como uma ferramenta mais adequada de formação de sujeitos, que se distancie da visão prescritiva da gramática tradicional e que proporcione ao aluno um domínio linguístico mais consistente e atual, em diferentes espaços sociais.
Organizadores: Alexsandro Silva, Ana Cláudia Pessoa e Ana Lima
Número de páginas: 176Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00ISBN: 978-85-65381-11-6
Confira aqui capítulo inicial da obra.
A oralidade na escola
A investigação do trabalho docente como foco de investigação
Por que ensinar a oralidade nas salas de aula da educação básica? O que é ou não é adequado para a abordagem da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa? De quais estratégias didático-pedagógicas o professor pode lançar mão para trabalhar com os gêneros da modalidade oral ou com a oralização do texto escrito? Com base em resultados de pesquisas e em experiências de formação docente, os autores desta obra se propõem não apenas à discussão teórica do tema, como também à apresentação de estratégias didático-pedagógicas importantes para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos no que diz respeito à oralidade.
Organizadoras: Telma Ferraz Leal e Siane Gois
Número de páginas: 200Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 38,00ISBN: 978-85-65381-17-8
Confira aqui capítulo inicial da obra.
SOBRE OS ORGANIZADORES
Alexsandro Silva é doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem estágio de doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris, França). Atua como professor no Núcleo de formação Docente e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.
Ana Cláudia Pessoa é doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua como professora no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE. É também coordenadora e pesquisadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).
Ana Lima é professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadora do Projeto da Norma Linguística Urbana Culta (Projeto NURC/Recife) e do Centro de estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).
Andréa Tereza Brito Ferreira é doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós- doutora em Educação pela Universidade Paris 8 - Saint Denis.
Ester Calland de Sousa Rosa é doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), professora no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).
Siane Gois é doutora em Letras, professora no Departamento de Letras da UFPE, nas modalidades presencial e a distância. Coordena o curso de graduação em Letras – Licenciatura.
Telma Ferraz Leal é doutora em Psicologia e professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
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