Espaço PETROBRAS recebe espetáculo, oficina e vídeo-performance

O anexo do Museu Nacional da República será transformado no ESPAÇO PETROBRAS, para acolher as apresentações diárias do espetáculo Outra FrecuenciaAudio-Performance para Dois, do grupo argentino-alemão BiNeural MonoKultur, as projeções multidiscilpinares dos VJS do coletivo BerlinLOOPBrasil e ainda uma oficina de vídeo dança com a mexicana Hayde Lachino. O CENA CONTEMPORÂNEA tem curadoria de Guilherme Reis e Mariana Soares, direção de Guilherme Reis e patrocínio da Petrobras, Caixa, Centro Cultural Banco do Brasil e Fundo de Apoio à Cultura/GDF.

PROGRAMAÇÃO ESPAÇO PETROBRAS

De 18 a 28.07, das 19h às 22h

OUTRA FREQUÊNCIA - AUDIO-PERFORMANCE PARA DOIS - BiNeural MonoKultur - Alemanha/Argentina

Experiência sonora para duas pessoas que são convidadas a transitar por diferentes vivências virtuais. Com um fone de ouvido e um aparelho de MP3, cada um tem uma missão a cumprir que envolve o outro. Os espectadores, transformados em atores, interagem, enquanto o público assiste, de fora, a uma coreografia estranha, só compreendida pelos dois performers. O grupo BiNeural-MonoKultur trabalha procurando espaços não-convencionais e já realizou o projeto do Audiotur Ficcional em cidades como Berlim, Córdoba e São Paulo. Ariel Dávila e Christina Ruf atuam juntos desde 2002. Em 2004, formaram o grupo BiNeural-MonoKultur, ao participarem como convidados do ciclo MitKopfhörer und Feldstecher, organizado pelo teatro Hebbel em Berlim. O projeto em Brasília tem co-produção da Difusa Fronte(i)ra.

Conceito, roteiro e direção: Ariel Dávila e Christina Ruf

Atuação (vozes): Carlos Morelli, Vanessa Bruno e Ieltxu Martinez Ortueta

Montagem e edição de áudio: Guillermo Ceballos

Duração: 10 minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS

20/07, às 14h às 16h

VIDEO-DANÇA – A RELAÇÃO ENTRE A ARTE E A TECNOLOGIA

Hayde Lachino (México)

Hayde Lachino fundou e dirigiu as Jornadas Internacionais sobre Videodança – México e foi codiretora do Festival Internacional de Dança e Mídia Eletrônica. Realizadora de vários documentários e curtas-metragens, iIntegrou mostras coletivas de videoarte mexicanas que foram exibidas no Uruguai, Cuba, EUA e Espanha. Produtora executiva de vários espetáculos de multimídia em que também participou como videoartista. É apoiada pelo Centro Multimedia del Centro Nacional de las Artes (México) para conduzir pesquisas sobre a dança e tecnologia. Realizou junto a Nayeli Benhumea um livro eletrônico sobre videodança apoiado pelo Departamento de Dança da UNAM. Atualmente é membro do grupo de gestão da Rede Sul-Americana de Dança e coordenadora do projeto Mov.Tv.

Vagas: 40

Público alvo: Atores e estudantes de teatro e dança, artistas visuais e multimídia, fotógrafos, cineastas e interessados no tema.

17 a 29/07

O BerlinLOOPBrasil trará VJs da Alemanha para, durante todo o festival, fazer projeções no Espaço Petrobras. BerlinLOOPBrasil é um coletivo de artistas alemães e brasileiros, apresentando a arte contemporânea de Berlim e o intercâmbio entre dois países, duas capitais culturais, através de um show multimídia que rompe paradigmas, apresenta novas tecnologias como o Loop Station e inova o atual cenário cultural com técnicas como o Stop Motion e Mapping em um espetáculo visual único.

26/07, 23h30

SHOW BERLIMLOOPBRASIL

Performance musical com Konrad Kuechenmeister, um dos músicos mais cativantes no atual cenário da música contemporânea em Berlim. Em parceria desde 2006, os músicos, dançarinos, artistas do audiovisual, artistas de animação e cineastas formam um diálogo interdisciplinar moderno e inovador e trazem para o palco a cativante música da cena urbana underground da Alemanha, em uma fusão musical progressiva e provocante.

Todos os sons são produzidos ao vivo no palco, sem o artifício de samplers, com instrumentos tradicionais, como a guitarra, melódica, djembe, didgeridoo e com o LOOP STATION, tecnologia de última geração que permite ao artista gravar, compor, mixar e criar efeitos sonoros especiais ao vivo, utilizando seu próprio corpo como instrumento. As músicas misturam beatbox, solos de guitarra, drum &bass, dub, reggae, dancehall, house, hip hop, música latina, ska, breaks, e tudo isso orquestrado ao mesmo tempo, com dança e efeitos visuais.

Direção e produção: Benjamin Weiss e Teresa de Castro

Apoio: Deutschland Zentrum e Embaixada da Alemanha

CENA CONTEMPORÂNEA 2012

Data: 17 a 29 de julho de 2012

Local: Praça do Museu Nacional da República, Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Teatros do CCBB, Teatro Plínio Marcos do Complexo Cultural da Funarte, Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, Teatro Goldoni.

Horários: ver programação completa

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia, válida para estudantes e maiores de 60 anos)

Clientes e funcionários do Banco do Brasil pagam meia-entrada na compra de até 2 ingressos.

Portadores do Cartão Petrobras pagam meia-entrada na compra de até 2 ingressos.

Assinantes do Correio Braziliense pagam meia-entrada na compra de até 2 ingressos

Informações: www.cenacontemporanea.com.br

(61) 3349.3937 - (61) 3349.6028


==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário