A vila de Nil passou por um longo ano de guerra por causa do rio que secou. Um belo dia, o rio Inriques retorna – na verdade, tinha tirado umas férias... – sem entender bem o que está acontecendo, e a paz é declarada. Os ex-combatentes da guerra, agora, precisam de uma nova função. Decide-se, então, montar uma banda com eles. Pouco, marido de Lina, um moço franzino muito baixo e mudo, acaba ficando com a tuba. Assim começa o outro lado da história, em que mil coisas acontecem naquele lugar onde o absurdo e o disparatado fazem parte do cotidiano. Puro nonsense, personagens destrambelhados e muita confusão dão o tom dessa divertida história.
Os diálogos entre os personagens, os comentários do narrador diretamente para o leitor e a rapidez com que se dão os acontecimentos são algumas das marcas das histórias que rodeiam Nil. Uma criança limpa o cemitério, um porco vai à escola, o joalheiro vira cão pastor, o cão ocupa o chiqueiro. Literalmente, “mil coisas” para ler e se divertir. Além do texto leve e ágil, e das situações surreais, as deliciosas ilustrações de Serrano dão um toque especial a essa obra da Galícia, Espanha, que certamente vai encantar jovens brasileiros a partir dos onze anos... e adultos também, por que não?
Sobre o autor - Jacobo Fernández Serrano nasceu em Vigo, na Espanha, em 1971. Em 1989, foi para Madri estudar Belas Artes e em 1994 voltou licenciado em pintura pela Universidade Complutense. Desde então, é ilustrador, autor de histórias em quadrinhos, escritor e pintor. Além de Mil coisas podem acontecer, Jacobo tem outras publicações infantojuvenis. É também ilustrador de livros de literatura infantil, didáticos, dicionários, guias sobre a natureza, cartazes e ilustrações para a televisão. Recentemente, criou um blog dedicado aos meninos e meninas que leem, escrevem e desenham: http://milcousas.wordpress.com
Título: Mil coisas podem acontecer
Autor e ilustrador: Jacobo Fernández Serrano
Tradução: Luiz Reyes GilFormato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 216Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-65381-02-4
0 comments:
Postar um comentário