Pages

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Exposição Fresh from Brazil exibe o melhor do design brasileiro em Nova Iorque

De 18 a 21 de maio, as atenções do mundo se voltam para a cidade de Nova Iorque, quando é realizado o New York Design Week. Este ano, no entanto, um evento muito brasileiro promete desviar o olhar dos amantes do design que passarem pelo NYDW. É que muito perto dali, no Terminal Stores, acontecerá o “Fresh from Brazil”, exposição paralela, ligada ao evento WantedDesign NYC, que reunirá o que o Brasil tem de melhor em diversas áreas do design, como joalheria, mobiliário, calçados, entre outros.

Contando com a participação de nomes consagrados do design brasileiro, como os Irmãos Campana, o evento acontecerá em um grande galpão com espaços dedicados a designers de diversas nacionalidades. Na seção brasileira, destaque para a mostra “Joalheria Brasileira”, que apresentará aos visitantes cerca de 45 jóias com elementos da cultura brasileira, selecionados pela curadora Mariana Magtaz, uma das maiores conhecedoras de jóias do Brasil. As jóias serão exibidas em vitrines e projetos também poderão ser vistos em telões ou painéis. Haverá ainda a opção de adquirir algumas das jóias expostas no “Fresh from Brasil”, bem como produtos brasileiros presentes em outras seções.

“Foi muito difícil selecionar os 45 designers brasileiros que estão participando dessa mostra devido à quantidade enorme de talentos que existem na joalheria brasileira atualmente e que poderiam representar a jóia brasileira com muita qualidade. Vivemos, hoje, um novo momento na joalheria brasileira”, explica a curadora da exposição Joalheria Brasileira, Mariana Magtaz.

A grande inovação fica por conta do design conceitual e dos materiais inusitados ou tipicamente brasileiros usados nas jóias: sementes, vidros, pedras exclusivamente brasileiras, metais até pouco tempo não usados na joalheria (ferro e aço), tecidos como o cetim, tudo isso misturado de acordo com o talento e criatividade do designer com elementos tradicionais da joalheria, tais como o ouro, a prata ou pedras preciosas.

Claudia Araújo, conceituada designer de Brasília, apresenta peça fortemente influenciada pelo cerrado, vegetação típica do país, evidenciada pelo traçado de suas jóias. Já Amira Kalaf se inspira na Bahia e sua rica cultura para criar uma coleção que se chama “Bahia de Todos os Santos”. Para Nova Iorque levará um anel de ouro 18 quilates com formas orgânicas e contemporâneas.

Outro bom exemplo dessa incorporação da cultura brasileira às jóias pode ser visto nas no trabalho de Ana Nordeste. Ela exibirá em Nova Iorque seu anel Palhinha, inspirado na arte da trama dos móveis trazidos pelos europeus na época do descobrimento do Brasil. Além disso, seu design cheio de curvas remete às formas das montanhas do Rio de Janeiro, cidade em que nasceu.

A mostra “Fresh From Brasil” é organizada pela Associação Objeto Brasil, conta com o patrocínio da Apex-Brasil e o apoio do consulado brasileiro em Nova Iorque.

MAIS SOBRE MARIANA MAGTAZ

Especialista em jóias é uma das pouquíssimas brasileiras com certificação pelo GIA (Gemolical Institute of America), dos Estados Unidos

O conceito do que é uma jóia mudou muito ao longo do tempo. Hoje, não são apenas peças feitas de ouro ou prata, como antigamente, que têm tal valor. Os designers de jóias contemporâneos enriquecem suas obras com criatividade, técnicas inovadoras, utilização de materiais inusitados, etc., criando Moda e tendências em uma sociedade que tem sede por ser diferente, ter o único e o exclusivo. Tais referências mostram como a joalheria está próxima do público e como o mercado joalheiro sofreu, em sua história, influencia da Arte Pop, da Sustentabilidade e das novas Tecnologias, conceitos até então associados apenas a outras áreas da Arte.

Veja o currículo de Mariana Magtaz:

· Mariana é uma das únicas pessoas em todo o Brasil (são apenas 19) que possuem certificação internacional em gemologia pelo GIA (Gemolical Institute of America), dos Estados Unidos, e é membro da The American Society of Jewelry Historians.

· É autora do livro “Joalheria Brasileira – Do Descobrimento ao Século XX”, lançado em 2010 em Nova York e em 2011, na Alemanha.

· Entre os mais recentes eventos, foi curadora da mostra de jóias brasileiras da 14ª SOFA New York, uma das mais importantes feiras de arte do mundo, realizada em abril de 2011. Cargo que já tinha ocupado em 2010.

· Foi curadora brasileira de um leilão no Museu Smithsonian, de Washington, Estados Unidos, intitulada 1ª Exposição Pan-Americana de Arte Nativa, em 2010.

· Foi professora no Núcleo de Cultura da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, no IED – Instituto Europeo di Design e na Panamericana Escola de Arte e Design, nas disciplinas de mercado de luxo, gemologia, desenvolvimento de coleção e história da joalheria.

· É proprietária da Escola de Joalheria Arte Metal (http://escolaartemetal.com.br), que há 16 anos tem colocado no mercado joalheiros como Camila Lovisaro, Sonia Pasetti, Thais Guarnieri e Vivien Feisthauer. Considerada a maior escola de joalheria da América Latina.


==> Foto: Fernando Miceli / Acibra

Um comentário:

  1. Oi, a Boca do Lobo também vai marcar presença de destaque na International Contemporary Furniture Fair, em Nova Iorque, onde vai apresentar uma bela seleção de móveis de luxo (stands 1147 & 1148). Visite-nos e venha conhecer as nossas mais recentes novidades.
    Forte abraço!

    Boca do Lobo | Exclusive Design

    ResponderExcluir