Inspirado no Dictionnaire dês idées recues de Gustave Flaubert, os organizadores usam essa obra como uma forma de crítica jocosa, para apresentar definições que mais parecem descomposições dos significados originais das palavras, brincando com seus conceitos e significados. O verbete “ano”, por exemplo, é descrito como “um pássaro: passa voando. O letivo: uma lesma”.
Desmistificando e ironizando ideias já consagradas como verdades, a obra mexe no âmago do leitor. “Cômica e pacificamente, retirando com a mão a venda que fascina Vossos olhos, este notável Tolicionário cospe nojo, exala nauseabundo olor, vomita raiva, expectora fel, ejacula cólera: tudo isso para purificar a indignação diante das Ideias Feitas e, assim, exterminar o sossego do Rebanho Vil”, explicam os autores na introdução. Um livro para questionar, forçar o raciocínio e exercitar o poder de critica de quem o lê, mas de forma hilária e divertida.
Sobre os organizadores – Julio Groppa Aquino é professor desde sempre, nada mais. Já dobrou o cabo da boa esperança e não encontrou nada lá. De vez em quando, escreve torto por linhas retas, mas odeia vírgulas fora do lugar. Seu porto seguro é o alto de uma montanha, aonde navios não chegam; outras matérias, talvez. Sandra Mara Corazza é licenciada em Filosofia e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-graduação em Educação. Trabalha com a filosofia da diferença. Orienta mestrado e doutorado. Pesquisa a infância contemporânea no CNPq.
Confira as páginas iniciais do livro.
Título: Dicionário das ideias feitas em educação
Organizadores: Sandra Mara Corazza e Julio Groppa Aquino
Número de páginas: 176Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00ISBN: 978-85-7526-558-1
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