Depois de passar por cinco postos de controle, o Iveco PowerStar (Strator-Torpedo) e os três Iveco Trakker Evolution II encabeçavam a classificação da décima etapa, Iquique-Arica, com larga vantagem para os demais.
Mas o rali Dakar é uma competição cheia de surpresas, uma aventura que, como as areias do deserto, pode mudar a todo instante. Assim, esta quadra que experimentava a equipe Iveco-De Rooy se dissolveu quando Gerard De Rooy, o líder da corrida e no topo também na tomada especial, errou o trajeto levando junto seus companheiros.
“Outra vez vínhamos tendo um grande dia, dirigindo bem, até que cometemos o erro, nos equivocamos com a rota. Andamos cerca de 4 quilômetros em direção ao norte desviando-nos consideravelmente. Assim é a vida“, lamentou o piloto holandês que terminou em terceiro na etapa, mas assim mesmo se consolida - cada vez mais - no topo da classificação geral desta edição 2012 da corrida off-road mais difícil do mundo.
Na etapa de ontem, sem dúvida, o mais prejudicado pelo erro de navegação foi de Hans “Racey” Stacey. O campeão do Dakar em 2007 estava na liderança nos primeiros postos de controle. De fato, no quarto, sua vantagem era de apenas um segundo em relação ao seu primo. O resultado final, sexto na etapa, contradiz o grande trabalho que estava concretizando.
O tempo perdido assim mesmo, fez com que se visse ameaçada sua segunda posição na classificação geral considerando que até agora só possui uma vantagem inferior a cinco minutos com relação ao piloto Artur Ardavichus, o vencedor do dia.
Tanto o italiano Miki Biasion quanto o espanhol Pep Vila acompanhavam os holandeses, em terceiro e quarto colocados, respectivamente, e depois da confusão também superaram o tempo de Stacey.
O bicampeão mundial de Rali, com o quarto lugar de ontem, conseguiu subir para a décima primeira posição na classificação geral e ficou a pouco mais de 32 minutos do nono caminhão classificado.
A décima primeira etapa, acontecendo agora, será a primeira na história que o Dakar passará pelo Peru. A tomada especial de velocidade será entre Arica e Arequipa, e terá 432 quilômetros divididos em duas seções. É a reta final desta edição que está se mostrando histórica para Iveco Fiat Power Train. Por isso, como disse De Rooy: “Agora vou tratar de manter minha vantagem e seguir assim até Lima“.
Rali Dakar: Conhecido no início como Paris Dakar e disputado de 1979 a 2007, entre Europa e África, a maior e mais dura prova do automobilismo mundial ocorre sempre no começo de cada ano, com largada no primeiro dia de janeiro e chegada no décimo quinto dia do ano. Desde o ano de 2009 é disputado entre países da América do Sul, devido questões de segurança no antigo trajeto. Neste ano 76 caminhões das mais renomadas marcas foram inscritos na competição. A equipe Iveco, que lidera o rali desde o início, conta com cinco caminhões na competição e mais cinco veículos no apoio.
LINK PARA BAIXAR IMAGENS, ABAIXO
Iveco
Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc. A Iveco emprega mais de 25.000 pessoas e possui 23 fábricas em 10 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos seis centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 5.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 160 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.
São Paulo, 12 de janeiro de 2012.
Visite o site e blog da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br / www.blogiveco.com.br
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário